top of page

Notícias das PICS no SUS - 1ª Semana de Janeiro 2022

Atualizado: 7 de jan. de 2022


PICS na Pauta com Daniel Amado conversa nesta quinta (13/01/2022) com Aureo Augusto


Uma grande referência nas PICS e medicina natural, Médico formado pela UFBA há mais de 40 anos, Aureo Augusto é conhecido por sua militância na área das Práticas Integrativas e Complementares (anteriormente já foi homenageado por ser precursor destas práticas no nordeste do Brasil ), por haver introduzido na Bahia há mais de 30 anos o parto domiciliar planejado - o parto de cócoras - é cidadão benemérito de Palmeiras e, mais recentemente, é conhecido também por fazer parte de uma equipe de saúde que é considerada referência para a Bahia (da USF de Caeté-Açu). Essa unidade de saúde recebe estudantes, mestrandos e doutorandos de todo o Brasil, interessados em estagiar ali. Sua atuação na Unidade de Saúde da Família de Caeté-Açú (Vale do Capão) lhe rendeu em 2017 o título de Comendador da Ordem do Mérito Médico, a mais alta honraria concedida a profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde.


ree



Barueri: Secretaria da Mulher comemora Janeiro Branco com programação especial


Saúde mental é o foco do mês; atividades, como meditação, encontros e rodas de conversa, serão realizadas nos dias 11, 17, 19 e 27

No dia 11, às 14h, o psicólogo Henrique Akiba fará o evento on-line (transmitido pelas redes sociaisda Secretaria) com o tema "Meditação e Saúde Mental".




Projeto de educação física do HC-UFTM reabilita pacientes pós-COVID


Atualmente, 20 pacientes participam das duas sessões semanais do programa, que acontece no Centro de Reabilitação e no Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupic) do HC-UFTM.



Pesquisa vai analisar perfil de enfermeiros de práticas integrativas e tradicionais

Inquérito nacional sobre o perfil educacional e profissional de enfermeiros de saúde integrativa e práticas tradicionais (ENFPICS), coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), quer conhecer os profissionais que estudam e aplicam PICS.


No Brasil, as práticas integrativas e complementares estão inseridas em todos os níveis de atenção à Saúde a partir desta visão ampliada do processo saúde–doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. Com ênfase numa perspectiva de atuação multiprofissional, voltada à promoção da saúde, essas práticas envolvem, inclusive, aquelas integrantes do campo das “medicinas populares” e saberes ancestrais.


ree


CEPICS promove evento sobre saúde mental e emocional

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Práticas Integrativas e Complementares de Itajaí (CEPICS), promove no dia 31 de janeiro a primeira edição do evento “Janeiro Branco e as PICS”, que terá como tema a saúde mental e emocional. O encontro será gratuito e acontecerá, das 14h às 16h, no auditório da Prefeitura de Itajaí, localizada na rua Alberto Werner, nº 100, bairro Vila Operária. As inscrições e recepção ocorrerão a partir das 13h30.

O objetivo do evento é chamar a atenção da população itajaiense para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas, bem como o uso e as vantagens das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde nessas condições. Além de sorteios, dinâmicas e vivências, serão realizadas quatro palestras com o intuito de passar informações sobre as PICS e como elas podem contribuir para a saúde mental e emocional da população. Haverá ainda exposição das práticas ofertadas no CEPICS antes e depois das palestras.



ree

Minas: Lei garante tratamento de fibromialgia e fadiga crônica


Como diretriz para o apoio do Estado aos municípios na oferta de tratamento pelo SUS a essas duas doenças, a Lei 24.031 estabelece o incentivo ao atendimento por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física.


Outras diretrizes são a garantia de acesso a exames complementares, a medicamentos e o incentivo a práticas integrativas e complementares pelo SUS. Essas práticas incluem aromaterapia, homeopatia, acupuntura, antroposofia, meditação e ioga.


Goiás: Criação de programa de arte terapia para portadores da síndrome de Down deve entrar na pauta de votação em fevereiro


O deputado Wilde Cambão (PSD) quer implantar, em Goiás, o Programa Estadual de Incentivo à Utilização da Arte Terapia e Musicoterapia para Pessoas com Síndrome de Down. É com esse objetivo que protocolou o projeto de nº 4525/21, que já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Assistência Social e agora segue para dois turnos de votação em Plenário.

Segundo Cambão, os primeiros relatos da deficiência mental, mais tarde intitulada como síndrome de Down, surgiram com sintomas peculiares em alguns pacientes. Tais indivíduos apresentam características incomuns durante o seu desenvolvimento físico e mental. “Assim, para os portadores de Down, a arte terapia aplicada por profissionais habilitados é fundamental nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento, pois se aplicam técnicas que ajudam a intensificar e auxiliar na tomada de consciência do sensorial e a sensibilidade estética, podendo proporcionar melhora na qualidade de vida”, explica Wilde Cambão em sua justificativa.




Comentários


bottom of page