top of page

Notícias das PICS no SUS - semana 04 outubro



1- Centro de Referência Afro em Araraquara: aulas de Yoga gratuitas estão com inscrições abertas


As aulas de Yoga gratuitas terão início em 04 de outubro no Centro de Referência Afro Mestre Jorge, em uma realização da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais e da Secretaria Municipal de Esportes E Lazer. As inscrições estão abertas no próprio centro.

As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h, com a professora Bianca Perche Mazzoni. Para se inscrever é necessário procurar o Centro de Referência Afro das 9h às 17 horas, de segunda à sexta-feira e apresentar RG e comprovante de endereço. As aulas são oferecidas a pessoas com 17 anos ou mais.





2 - Curso capacita profissionais da SES-AM para técnica da auriculoterapia


Os servidores da Secretaria de Estado em Saúde do Amazonas (SES-AM) participaram, na quarta-feira (29/09), de capacitação para a prática de auriculoterapia. Com iniciativa do Ministério da Saúde, parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Coordenação Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) da SES-AM, foi realizado uma aula prática, que é a etapa final da formação dos profissionais para realizar a terapia natural, que consiste na estimulação de pontos nas orelhas.

A formação foi destinada aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica em toda a rede de saúde. Ao longo dos últimos meses, os alunos assistiram a aulas oferecidas a distância, e, para finalizar a capacitação, participaram da aula prática, ministrada pelos preceptores da UFSC, com duas turmas, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A coordenadora estadual das PICS da SES-AM, Lourdes Siqueira, deu mais detalhes sobre o processo das aulas e a importância da ação para a saúde no estado



3 - Equilíbrio do Ser realiza 4 mil atendimentos por mês, com estímulo à recuperação da saúde de forma natural


O Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser, da Prefeitura de João Pessoa, realiza aproximadamente quatro mil atendimentos ao mês. O serviço está completando nove anos de funcionamento e, neste período, soma um total de 22 mil usuários cadastrados. Em comemoração ao aniversário, o CPICS promoveu durante esta semana uma série de atividades abertas ao público em geral e segue, até esta sexta-feira (1°), com práticas voltadas para os funcionários do serviço.

No Equilíbrio do Ser, a população da Capital pode ter acesso à acupuntura, harmonização, tai chi chuan, trilha do chá, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, constelação familiar, shiatsu, yoga, dança circular, biodança, dança terapia, terapia comunitária, resgate da autoestima, cineterapia, quick massage, floral, meditação e fitoterapia.




4 - Musicoterapia contra o novo coronavírus


No Hospital Municipal São Judas Tadeu, especializado em combate ao novo coronavírus, o projeto "Heróis de Branco" a musicoterapia faz parte do tratamento dos pacientes internados na CTI - Centro de Tratamento Intensivo. E leva através da música conforto e acolhimento para os pacientes em isolamento.

O projeto foi iniciado como estratégia terapêutica para aliviar a dor, o estresse, a ansiedade e a distância dos familiares. Segundo o secretário de Saúde de Itaboraí, Sandro Ronquetti, o CTI é um ambiente que pode se tornar psicologicamente desconfortável para o paciente, levando-o a um sentimento de isolamento familiar, fragilidade e dependência.



5 - Maternidade Moura Tapajóz inicia mês do servidor com atividade de meditação guiada


Servidores da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, iniciaram outubro, mês em que se celebra o Dia do Servidor Público, com uma atividade especial: meditação guiada. Nesta sexta-feira, 1°/10, em uma ação idealizada pelo setor de Recursos Humanos da unidade e em parceria com o Setor de Psicologia, o encontro, realizado no solário da maternidade e orientado pela psicóloga Raquel Floriano, teve como tema “Introdução ao foco e atenção plena: respiração”.

“Dando continuidade às atividades que iniciamos com foco na Saúde Mental de nossos servidores e colaboradores desde o início do ano com a criação do Serviço de Atenção Psicossocial da unidade, decidimos marcar o mês de outubro, em que celebramos os servidores públicos e realizamos ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com outras atividades que promovam não só a saúde corporal, mas também a saúde mental dos nossos servidores”, ressaltou Natália Teixeira, chefe do Setor de Recursos Humanos da MMT.



Comentários


bottom of page