Notícias das PICS no SUS - semana 18 outubro
- Daniel Amado

- 20 de out. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2021
1- Mauá presta cuidados aos trabalhadores da saúde no durante e pós-Covid
Projeto-piloto na UBS Magini realiza sessões de reflexologia e auriculoterapia
No período pandêmico, a rotina de trabalho intensa gerou desgaste físico e mental nos profissionais de saúde. Preocupada com o bem-estar dos trabalhadores do setor no durante e pós-Covid, a Prefeitura de Mauá vem desenvolvendo ações neste sentido.
A UBS Vila Magini, que atende em horário expandido e se tornou a que mais vacina na cidade, adotou uma iniciativa pioneira. O projeto-piloto 'Cuidando de quem Cuida' propicia tratamento destes trabalhadores por meio da reflexologia e da auriculoterapia.
2- IV Fórum Baiano de Atenção Primária à Saúde: As diversas faces da APS – possíveis ou utópicas?
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no eixo temático 6.
Este é um evento GRATUITO e ocorrerá virtualmente nos dias 27 e 28 de janeiro de 2022.
As inscrições e submissões de trabalhos estão abertas e disponíveis por meio do site http://www.forumaps.fmb.ufba.br/. A submissão de trabalhos acadêmicos-científicos e artísticos-culturais está disponível no período de 6 de outubro de 2021 a 4 de novembro de 2021.
Liga de Atenção Primária à Saúde - LAPS
Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA
3- Prefeita de Conde assina ordem de serviço para reforma do CER nesta terça
O Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva – Antônio de Souza Maranhão (CER) está implantando a tecnologia assistiva e das práticas terapêuticas integrativas, como por exemplo a acupuntura, aurículoterapia, osteopatia e quiropraxia.
4- Rede Colaborativa de PICS promove Lives com Vivências de Práticas Integrativas
Na semana que é comemorado o dia da Servidora e do Servidor Público a Rede Colaborativa PICS preparou uma programação para ofertar cuidado por meio de vivências em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
A Rede Colaborativa PICS reconhece e parabeniza por todo empenho as(os) profissionais que dedicam a sua carreira em prol de uma sociedade mais justa. Convidamos a participar das seguinte atividades ao longo da semana, sempre no canal da Rede Colaborativa PICS no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTePbuamDXpSxhH-OnabTXg
Programação completa:
2a-feira 25/10
10h - Abertura
15h - Live: Reflexologia Palmar
Terapeuta da Rede Colaborativa PICS: Gisele Damian Antonio Gouveia
Mediação: Vanderléia Pulga - Coordenação Rede Colaborativa PICS
3a-feira 26/10
9h - Live: Hipnoterapia (auto-hipnose).
Terapeuta da Rede Colaborativa PICS: Adriano Brischiliari
Mediação: Rosália Figueiró Borges - Coordenação Rede Colaborativa PICS
15h - Live: Meditação cromoterápica
Terapeuta da Rede Colaborativa PICS: Keila Moreira Batista
Mediação: Alpheu do Amaral Jr. - Coordenação Rede Colaborativa PICS
4a-feira - 27/10
9h - Gravação: Homeopatia
Terapeuta da Rede Colaborativa: Aline dos Santos Morais Misirli
Mediação: Alpheu F. do Amaral Junior Coordenação Rede Colaborativa PICS
15h - Live: Terapia Floral
Terapeuta da Rede Colaborativa PICS: Michele Rohde Duarte
Mediação: Daniela Dallegrave - Coordenação Rede Colaborativa PICS
5a feira - 28/10
9h: Gravação: Prática meditativa
Terapeuta da Rede Colaborativa: Denise Cogo Miletto
Mediação: Alpheu F. do Amaral Junior Coordenação Rede Colaborativa PICS
15h: Gravação: Arteterapia
Terapeuta da Rede Colaborativa: Angélica Shigihara
Mediação: Alpheu F. do Amaral Junior Coordenação Rede Colaborativa PICS
6a-feira 29/10
9h Gravação: Arteterapia
Terapeuta da Rede Colaborativa: Kira Burro
Mediação: Alpheu F. do Amaral Junior Coordenação Rede Colaborativa PICS
5- Pinda: Cpic realiza Roda de Estudo de Planta sobre Aloe Vera
Na próxima segunda-feira, dia 25, o Cpic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) de Pindamonhangaba realiza mais uma edição da REP – Roda de Estudo de Plantas.
A REP será às 14 horas sobre Aloe Vera (Babosa), planta medicinal utilizada em diferentes cuidados estéticos, principalmente no cabelo e na pele. Além disso, a babosa conta com propriedades cicatrizantes com efeito anti-inflamatório e antitérmico.
6- Atividades com o grupo Socializando Saberes são retomadas pelo Creas
O Creas de Pato Bragado retomou na tarde de ontem (19), as atividades com o grupo de mulheres “Socializando Saberes”. A programação foi interrompida em 2020 por conta da pandemia do coronavírus e a partir de agora, os encontros quinzenais, às terças-feiras, promovidos pela coordenadora do Creas, assistente social, Rafaela Couto e psicóloga Mayara Zeiser de Paula terão continuidade.
O retorno à programação contou com a participação da secretária de Assistência Social, Arlete Gross Schneider e foi desenvolvida com a produção de incensos feitos de lavanda, alecrim e citronela por TercíliaMedin, a dona Bimba que é referência na região pelo trabalho que realiza com fitoterapia.
7- Artistas plásticos ensinam desenho e pintura para pacientes e profissionais do HSM
“A arte é terapêutica e tem o poder de comunicar emoções e sentimentos; ela está em todo lugar e permite uma conexão única”, declarou um dos pacientes do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), durante curso de Iniciação ao Desenho e à Pintura dentro da unidade hospitalar. A ação é uma parceria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) do HSM com o projeto de extensão Escola Arte Livre da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pacientes e profissionais estão participando das atividades como ferramenta de promoção da saúde mental. Os facilitadores são artistas plásticos e arteterapeutas do projeto universitário.
8- Acadêmicos de Farmácia realizam orientações sobre uso correto de plantas medicinais
Acadêmicos da 4° fase do curso de Farmácia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) desenvolveram um trabalho de orientação sobre o uso correto das plantas medicinais. O trabalho faz parte da disciplina de Projeto Integrador. Dias 18, 19 e 20 de outubro, foi realizada a entrega do panfletos e orientações sobre o consumo ideal, modo de preparo, vantagens e possíveis riscos do uso de plantas medicinais e fitoterápicos, além de esclarecer dúvidas e despertar o interesse no autocuidado. A atividade envolveu usuários da Farmácia Municipal do SUS em Caçador.













Comentários