top of page

Notícias das PICS no SUS - Semana 29 de novembro

Atualizado: 3 de dez. de 2021

1- Iluminação verde do Senado celebra o Dia Nacional da Homeopatia

Fonte: Agência Senado e Senado receberá iluminação verde em homenagem a terapeutas holísticos


A cúpula e a torre do Anexo I do Senado Federal serão iluminadas de verde durante neste final de semana para destacar o Dia Nacional da Homeopatia, que foi comemorado em 21 de novembro, e o movimento Novembro Verde trata-se com Homeopatia. A solicitação de iluminação foi feita pela Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB).

A data escolhida para o Dia Nacional da Homeopatia homenageia o dia em que o médico e botânico francês Benoît Jules Mure desembarcou no Brasil, em 1840. Ele foi um dos principais incentivadores desse tipo de terapia no país. Já o o movimento Novembro Verde, de acordo com a AMHB, surgiu em 2014 com o objetivo de divulgar a homeopatia e conta com a adesão de profissionais de diversas áreas.

Definição

Segundo o Ministério da Saúde, a homeopatia é um sistema de caráter holístico e vitalista, que avalia a pessoa como um todo e possui três princípios fundamentais: a Lei dos Semelhantes, a experimentação no homem sadio e o uso da ultradiluição de medicamentos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado


O Senado Federal será iluminado de verde neste final de semana em homenagem aos terapeutas holísticos. Conforme entidades vinculadas à categoria, a terapia holística busca melhorar a qualidade de vida das pessoas ao proporcionar bem-estar mental e, em alguns, casos espiritual.

Algumas das técnicas mais conhecidas desse tipo de terapia são: ioga, reiki, tai chi chuan, acupuntura, aromaterapia, fitoterapia, cromoterapia ecristaloterapia, entre outras.



e



Fonte: Agência Senado


2- PICS na Pauta com Daniel Amado, lança a primeira Live!


O projeto segue crescendo e estamos diversificando as formas de comunicação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.


PICS na Pauta Live:

Daniel Amado conversa com Núbia Amado, Acupunturista, especialista em ginecologia, obstetrícia e fertilidade.






3- Hortos medicinais reúnem mais de 80 espécies de plantas


Meta é produzir medicamentos fitoterápicos para complementar diversos tratamentos de usuários da rede pública de saúde


Nem todo mundo sabe, mas a Secretaria de Saúde (SES) possui quatro hortos medicinais na rede de unidades da pasta. Foram criados com o objetivo de cultivar plantas que serão utilizadas em procedimentos de saúde, visando agregar fitoterápicos para complementar o tratamento de usuários da rede pública.

Os quatro hortos medicinais funcionam na Unidade Básica de Saúde 1 do Lago Norte, na Casa de Parto (São Sebastião) e nas farmácias vivas do Riacho Fundo e do Centro de Referência em Práticas Integrativas (Cerpis), em Planaltina.



4- Centro de Referência à Mulher em Situação de Violência


Em Teresina, as mulheres que estão em situação de violência podem contar com o Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia (Creg), veiculado à Prefeitura de Teresina através da SMPM. O local atende mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, residentes em Teresina, com idades de 18 a 59 anos.


O espaço oferece assistência jurídica, social e psicológica, além de ofertar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e cursos de capacitação profissional.


“O CREG é o local de apoio à mulher, onde ela pode encontrar atendimento jurídico, psicológico e social, para que ela consiga sair da situação de violência em que vive. O centro não é um local de denúncia, mas sim de atendimento para que ela saia do ciclo de violência”, afirmou a secretária da SMPM, Karla Berger.

As mulheres podem ser encaminhadas pela rede de enfrentamento a violência contra a mulher ou acessar diretamente o serviço. Além disso, as mulheres acompanhadas pelo CREG que possuem Medida Protetiva são monitoradas pela Guarda Maria da Penha, visando a sua proteção e contribui para o empoderamento da mesma



5- Ação integrada atende população em situação de rua no Centro POP

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e do Consultório na Rua, realizou uma ação integrada no Centro POP. A atividade aconteceu na manhã desta terça-feira (30) para moradores em situação de rua atendidos no local. Foi ofertada testagem rápida para diagnóstico de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites, além de consultas médicas, corte de cabelo e práticas interativas e complementares em saúde, como Do-in, homeopatia e escalda pés com fitoterápicos e óleos essenciais, aplicadas pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS).


6- BLH/CEAMI DE CARAGUATATUBA RETOMA GRUPO EDUCATIVO COM ‘OFURÔ’ E ‘SHANTALA’ PARA RECÉM-NASCIDOS


O Banco de Leite Humano (BLH) – Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba retomou, na última sexta-feira (26), o grupo educativo para pais. Os encontros foram suspensos no ano passado em função da pandemia da Covid-19.

Durante os encontros, que duram cerca de uma hora, os pais aprendem técnicas de ‘shantala’ para serem usadas em seus bebês. Os pequenos também têm a oportunidade de relaxar em uma banheira no estilo ‘ofurô’.

Para quem desconhece a ‘shantala’, trata-se de uma massagem indiana que possui diversos benefícios para o recém-nascido como, por exemplo, fortalecimento do sistema imunitário e ativação da circulação sanguínea.

A técnica também ajuda a acalmar as cólicas e prisão de ventre, auxilia na circulação sanguínea, tonifica os músculos e articulações, melhora o sistema digestivo do bebê e estimula os sistemas gastrointestinal e cardiovascular.




7- Unidade Básica De Saúde Do Costa Cavalcante Reinaugura Horta Comunitária


A Unidade Básica de Saúde Costa Cavalcante reinaugurou sua horta comunitária na última sexta-feira (26). A iniciativa é uma importante parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e os projetos de extensão Plante Saúde e Arquitetura Cidades Saudáveis, da Univali. A ação contou ainda com o apoio do projeto Farmácia Viva. O objetivo é incentivar o uso de fitoterápicos pela população e reduzir a automedicação. Também foi realizada uma oficina direcionada à comunidade e aos colaboradores da unidade de saúde sobre os benefícios e formas de consumo da Panc Ora-pró-nobis e dos chás de lavanda, alecrim e hortelã. Foram apresentadas dicas de autocuidado, como escaldar pés e uso de óleos essenciais e incensos naturais. A palestra foi apresentada por alunas da Univali. Na sequência, a comunidade foi convidada a conhecer a nova horta e pôde participar de um sorteio de mudas e realizar o plantio de brotos. As atividades contaram com a presença do secretário municipal de Saúde, Emerson Roberto Duarte, e a equipe de gestão da Secretaria. Além disso, participaram da reinauguração os responsáveis pela administração da Unidade de Saúde e profissionais de saúde, bem como representantes do Conselho Municipal de Saúde.


8- Rede pública de saúde oferece práticas integrativas


Ioga e musicoterapia podem ser encontradas no Caps do Paranoá e no Caps AD do Itapoã, respectivamente


A Secretaria de Saúde disponibiliza diversas modalidades de práticas integrativas em unidades do Distrito Federal. No Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Paranoá, e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), do Itapoã, as atividades são estendidas como complemento no atendimento aos usuários, familiares e servidores.


As Práticas Integrativas em Saúde (PIS) são atividades eficazes e seguras que têm ênfase na escuta acolhedora, no autocuidado, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

No Itapoã, por exemplo, o grupo de laya yoga se reúne toda terça-feira, às 16h. A gerente do Caps AD, Cibele Silva de Queiroz, conta que o serviço começou a funcionar recentemente e está sendo bem positivo.




9-Secretaria de Saúde promove oficina sobre a importância das práticas integrativas no SUS


A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira (1), uma oficina sobre a importância das práticas integrativas e complementares à saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade aconteceu no auditório da Terapia Ocupacional do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Com o título ‘Qual o papel das PICS na produção do cuidado nos territórios?’, a oficina foi direcionada para residentes, preceptores e trabalhadores das unidades de saúde da família (USF) que atuam ou atuaram ofertando práticas integrativas para avaliar e propor ações nesta área de cuidados.

De acordo com a coordenadora da área técnica de Práticas Integrativas da SMS, Patrícia Margarete, durante a oficina, foram levantadas questões a fim de redefinir o papel dos centros de práticas integrativas e complementares à saúde (CPICS) e das USF na rede de cuidados do SUS. “O objetivo é avançar no matriciamento, na educação permanente e na descentralização da oferta de cuidado pelas PICS”, afirmou.



10- Governo realiza 1º Fórum Estadual de Cuidados em Saúde Mental às Populações Específicas


Nos demais dias do evento, os participantes também abordarão assuntos como a Rede de Atenção Psicossocial, a Integralidade de Cuidados em Saúde Mental, Promoção da Justiça Social para Populações Específicas sob a Ótica das Políticas Públicas, entre outros. Das oficinas disponibilizadas, os temas “Racismo e Equidade”, “Impacto das violências na saúde mental”, “A importância das práticas integrativas e complementares nos cuidados em saúde mental” servirão como ponto de estímulo para o diálogo e construção de ações entre os participantes.




11- Profissionais de saúde participam de curso de formação em auriculoterapia - Divinópolis

Profissionais da Atenção Primária à Saúde e do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) participaram da oficina de capacitação em auriculoterapia ontem (30/11) e hoje (1º/12), no Centro Administrativo de Belo Horizonte.


O evento foi oferecido pelo Ministério da Saúde, com apoio da Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e teve participação de 12 profissionais da rede pública do município.





Comentários


bottom of page