Notícias das PICS no SUS - Semana do dia 04 de Abril de 2022
- Daniel Amado
- 4 de abr. de 2022
- 16 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2022
CEPICS abre inscrições para grupo terapêutico de automassagem japonesa
O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS) abriu inscrições para o novo grupo de Do-in em 2022. A técnica de automassagem japonesa utiliza os pontos energéticos do corpo humano para prevenir tensões musculares e combater dores. Os encontros são gratuitos e ocorrerão todas as segundas-feiras, às 8h, com início no dia 4 de abril. Interessados devem se inscrever gratuitamente no CEPICS.
O médico homeopata do centro de práticas, Marco Giostri, irá ministrar os grupos terapêuticos de Do-in. Toda população, com ou sem doenças diagnosticadas, pode participar dos encontros. Não há necessidade de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde para o grupo.
Anvisa lança cartilha de fitoterápicos e plantas medicinais
Como qualquer medicamento, o mau uso de fitoterápicos pode ocasionar sérios problemas de saúde. E mais: a crença de que produtos naturais não fazem mal está completamente equivocada. Para tirar as dúvidas sobre esse assunto e promover a saúde, a Anvisa lançou uma cartilha e também um fôlder sobre o uso seguro de fitoterápicos e plantas medicinais.
Os materiais explicam para o público leigo, ou seja, para quem não é profissional da área, a diferença entre plantas medicinais e fitoterápicos, além de outras categorias de produtos, a importância da regularização dos fitoterápicos, como identificar se um produto está ou não em situação regular, as precauções que devem ser tomadas e os danos que um produto irregular pode causar à saúde.
Vamos fazer um combinado? Se você está com pressa e costuma adquirir esses produtos, leia pelo menos o fôlder explicativo. Mas como esse assunto é superinstigante, caso disponha de alguns minutos a mais confira o que diz a cartilha e entenda por que esses produtos irregulares levam a internações e mortes. Em quaisquer dos casos, compartilhe com os amigos essas informações em suas redes sociais!
Ah, e por falar em redes sociais, a partir de hoje iniciaremos uma campanha sobre fitoterápicos e plantas medicinais em nossos canais. Siga a gente: Facebook@AnvisaOficial e Instagram @anvisaoficial
ObservaPICS promove webinário sobre atualização do DeCS com novos termos sobre medicinas tradicionais e práticas integrativas
Evento será nesta quarta-feira (6 de abril), às 14h, com a convidada Natalia Sofía Aldana, da Rede MTCI Américas e BVS/MTCI. A pesquisadora vai explicar a importância em atualizar termos sobre o tema para facilitar a recuperação de informações em documentos científicos. Na mediação, Islândia Carvalho, do ObservaPICS. Acesse nosso canal para acompanhar: https://youtu.be/SCjlF_WHH0Y
Horto medicinal da UBS 1 do Lago Norte é reaberto à população
Fonte de mais de 100 espécies de plantas medicinais, a unidade poderá ser visitada pela comunidade às quintas-feiras; outros dois hortos serão reinaugurados em breve
Após seis meses de replantio, o horto da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Lago Norte está pronto para voltar a receber a população. Fonte de mais de 100 espécies de plantas medicinais, o local foi reapresentado à comunidade, na terça-feira (29), e poderá ser novamente visitado a partir da próxima semana, nas tardes de quinta-feira.
O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, esteve no horto na tarde de quarta-feira (30) e exaltou o trabalho dos colaboradores que atuaram na reforma do local. “A gente já viu os resultados. Podemos produzir medicamentos à base de plantas, que vão favorecer e facilitar o emprego desses remédios para a população”, comentou.
O gestor da pasta destacou que o trabalho integrado entre comunidade e servidores é fundamental para a construção de mais hortos. “Vou dar continuidade e apoiar esse tipo de ação”, assegurou.[
Feirinha de Plantas Medicinais da UFC retoma atividades semanais a partir desta sexta-feira (1º)
A Feirinha de Plantas Medicinais da Universidade Federal do Ceará, que integra o Programa de Extensão Farmácias Vivas, volta a receber a comunidade no Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos, localizado no bloco 941 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Gratuita e aberta ao público, a ação será realizada sempre às sextas-feiras, das 8h às 12h, e será retomada a partir de 1° de abril.
A programação da feirinha prevê a realização de palestras, oficinas, aulas de campo e vivências em plantas medicinais, fitoterápicos, bem-estar e saúde. A ação conta com a colaboração de todo o corpo técnico do Horto de Plantas Medicinais e de estudantes da Liga Acadêmica de Fitoterapia da UFC (LAFITO).
SAIBA MAIS – Criada em maio de 2012, a Feirinha de Plantas Medicinais da UFC é fruto da iniciativa do corpo técnico do Horto de Plantas Medicinais e da coordenadora da unidade, Profª Mary Anne Medeiros Bandeira. A equipe observou o aumento das demandas da comunidade por informações seguras sobre o uso correto de plantas medicinais, bem como o crescente número de informações equivocadas existentes na Internet.
A ação foi estabelecida em conformidade com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, aprovada por meio do Decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006, que estabelece diretrizes e linhas prioritárias para o desenvolvimento de ações em torno de objetivos comuns voltados à garantia do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos no País.
Para acompanhar a programação da feira, a comunidade pode acessar o perfil da LAFITO no Instagram. Demais informações podem ser consultadas através do e-mail farmaciavivaceara@gmail.com e dos telefones (85) 3366 9418 e 3366 9984.
Em apenas cinco meses, Casa da Mulher Pilarense já contabiliza 2,2 mil atendimentos
Inaugurada em outubro, a Casa da Mulher Pilarense se tornou uma referência em atenção à saúde da mulher em Alagoas. O espaço, que também é o primeiro do Brasil destinado ao acolhimento integral da vítima de violência doméstica e familiar, dispõe de toda a estrutura necessária para o diagnóstico precoce de diversas doenças, principalmente o câncer. A casa oferece, ainda, práticas integrativas e complementares, como yoga, pilates e hidroginástica.
Ainda segundo a diretora, o espaço também vai contar, em breve, especialidades como otoplastia (correção de orelha) e blefaropastia (cirurgia das pálpebras). “Oferecemos, ainda, tratamentos como a ventosaterapia, que melhora a circulação sanguínea, e adbominoplastia para mulheres que desejam retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen. E com a Casa da Mulher, nós descentralizamos os serviços e otimizamos os atendimentos, o que também nos trouxe maior resolutividade”, reforça Thayne, acrescentando que já são 2,2 mil atendimentos desde a inauguração.
Farmácia Viva que oferece remédios naturais pelo SUS é considerada exemplo de prática de saúde no Brasil
Viva o SUS! Iniciativas que incentivam o uso de medicina natural para tratar problemas de saúde mais corriqueiros – tais como tosse, dor de garganta e verminose – pipocam no Brasil. Já contamos por aqui da Farmácia Verde, em Ipatinga (MG), e também das hortas que estão sendo implementadas nos hospitais públicos da Paraíba para garantir fitoterápicos aos pacientes internados.
Pela primeira vez, no entanto, uma iniciativa do tipo foi considerada prática referência no Brasil e incluída em treinamento do Ministério da Saúde para profissionais da área de todo o país, para que seja replicada nos municípios Brasil afora. Trata-se da Farmácia Viva, inaugurada em 2004 na cidade de Betim, em Minas Gerais.
O programa do SUS manipula remédios naturais, de graça, para toda a população da cidade usando como insumo as plantas fitoterápicas cultivadas no horto do município. No espaço, apenas espécies nativas são plantadas e os agricultores são todos membros da própria comunidade, que receberam capacitação para trabalhar com a prática.
Ventosaterapia no cuidado da saúde: das medicinas antigas aos tempos atuais
A prática da ventosaterapia é muito antiga, mas ganha destaque nos últimos anos especialmente entre os atletas de alta performance. Foi o que aconteceu nos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, quando vários esportistas chamaram a atenção de observadores atentos, por exibirem estranhos círculos vermelhos ou arroxeados em seus corpos. O nadador Michael Phelps, que na ocasião ganhou cinco medalhas de ouro e uma de prata, tornando-se o maior medalhista olímpico por equipes e o nadador mais velho a ganhar uma medalha de ouro olímpica em provas individuais na natação, encerrando assim seu ciclo olímpico, com um total de 28 medalhas, sendo 23 de ouro, foi um dos atletas mais notados, por conta dessas marcas circulares em suas costas e ombro proveniente desta técnica milenar. A técnica da ventosaterapia, recurso terapêutico e complementar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) aplicada na ocasião em Phelps, o ajudou em seus cuidados musculoesqueléticos, diminuindo a intensidade das dores muscular, por conta dos movimentos repetitivos, sem uso de medicamentos.
Ventosaterapia à luz dos estudos científicos
Mapeamento das evidências clínicas da ventosaterapia confirma que a prática promove o alívio das dores crônicas, especialmente na região da coluna, e contribui também para o tratamento do herpes zoster e da acne vulgar
A ventosaterapia é utilizada no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e está baseada no uso de ventosas para estimular a circulação sanguínea, resultando em vasodilatação localizada e, consequentemente, em uma maior oxigenação dos tecidos e liberação de toxinas sanguíneas e musculares. Trata-se da Ventosaterapia, prática milenar, que envolve a aplicação de uma pressão negativa por sucção através de cúpulas de diferentes materiais (vidro, plástico, entre outros), para reduzir a congestão tanto de fluidos quanto de energia acumulada nas regiões contundidas ou com dores agudas e crônicas, seja em músculos, tendões e outras estruturas que sofreram traumatismos, torções ou abalos por excesso de atividade repetitiva. A prática cria um equilíbrio ácido/base do sangue, por troca gasosa, e regula a energia Qi e o yin-yang. Esse processo causa reações pigmentares que ajudam no diagnóstico e na percepção da evolução da doença.
Sua indicação, porém, não é apenas para ação local. Pode ser usada para a manutenção da saúde em afecções do pulmão, cólicas menstruais, dores de cabeça e até no cuidado da saúde mental, através dos pontos da acupuntura (leia ‘Ventosas no cuidado da saúde: da Grécia Antiga aos tempos atuais’). As pesquisas sobre os efeitos desta prática integrativa e complementar em saúde, que integra na atualidade o rol dos 29 recursos terapêuticos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, realizadas mundo afora, revelam que a terapia ajuda no cuidado de várias condições de saúde, em relação aos problemas musculares, alívio da dor, artrite, insônia, problemas de fertilidade, dentre outras.
Hospitais da Paraíba ganham hortas onde é possível colher remédios naturais para pacientes
O uso de remédios naturais para tratar problemas de saúde tem se popularizado cada vez mais no Brasil. A novidade da vez é cultivar hortas em hospitais públicos para colher remédios naturais para os pacientes.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Universidade Federal da Paraíba e foi implementada, em fase piloto, no Hospital Geral de Mamanguape, especializado no atendimento clínico de emergência de adultos e crianças.
Profissionais da própria Universidade foram ao hospital ministrar cursos sobre como cultivar as plantas medicinais e de que maneira extrair substâncias curativas para o tratamento de doenças. Assim, enfermidades como verminose e diabetes já estão sendo tratadas de forma mais natural pelos profissionais do hospital – de maneira complementar ao uso de remédios industrializados, quando necessário.
Segundo a Secretaria de Saúde, além de oferecer uma alternativa mais saudável para o tratamento dos pacientes, a iniciativa reduz os gastos com remédios industrializados e está humanizando o serviço de saúde.
A intenção agora é expandir a ideia das hortas para todos os hospitais estaduais da Paraíba. Uma boa ideia para a área de saúde dos outros Estados do país!
Saúde na Praça passa a oferecer grupo de corrida e caminhada
O programa Saúde na Praça, da Prefeitura Municipal de Araraquara, passará a contar com um grupo de caminhada e corrida a partir do próximo sábado, 2 de abril, no Parque do Pinheirinho. As atividades serão ministradas pela manhã, com a aula da primeira turma marcada para às 7h15 e a aula da segunda turma às 8h15.
Os interessados podem participar gratuitamente do grupo e para isso devem procurar o professor Valdemir Araújo da Silva no próprio local das aulas.
Bruno Marcos Castilho de Castro, gestor do Saúde na Praça, falou sobre o que os participantes encontrarão no novo projeto. "O professor Valdemir vai atender as duas modalidades, tanto o pessoal com menor condicionamento, quanto as pessoas mais condicionadas com a corrida. Ele vai passar os exercícios como alongamento e atividades educativas para a corrida, além de uma ginástica voltada especificamente para essas modalidades de exercício", explicou.
O Saúde na Praça visa oferecer para a população exercícios físicos com a supervisão de profissionais qualificados. O programa abrange pessoas com idade a partir de 17 anos, porém procura atender preferencialmente a terceira idade. Além da caminhada e da corrida, a iniciativa conta com oito modalidades de exercício: ginástica geral, ritmos, Lian gong, Tai chi chuan, hidroginástica, dança de salão, ginástica laboral e caminhada monitorada.

Vidas em Rede desta sexta abordará Estações Emocionais
O Programa Vidas em Rede, que acontece todas as sextas-feiras das 8h às 9h da manhã, através da plataforma Zoom, está com inscrições abertas. O tema dessa semana é “As Estações Emocionais”. Este é um programa de Educação e Saúde organizado pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior em parceria com o Núcleo Municipal de Saúde Mental do Programa de Saúde Mental de Macaé, com o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dentre outras instituições. As inscrições e participações são gratuitas através do link: https://forms.gle/1cKcK4mzXiZCqxTb8.
“A variação das emoções é um tema fundamental para aprendermos a conhecer como somos tão variados em nossas formas de viver. Nos ambientes, quer seja de trabalho, quer seja familiar, na vida da cidade, variamos as nossas emoções. Somos tocados de tantas maneiras por tantas situações. Muitas vezes não sabemos explicar o que sentimos. Conhecer as ‘estações emocionais’ que nos atravessam em nossos contatos e em nossos encontros é uma arte”, disse Flaviá Picon, Secretária Adjunta de Ensino Superior de Macaé. Para o professor doutor Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto, coordenador da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades (LEMASS), os seres humanos vivem estações emocionais diversificadas. “Num mesmo dia podemos viver nossos outonos, invernos, primaveras e verões. Uma situação pode nos tocar de tal modo surgindo emoções de recolhimento, uma certa melancolia, ou seja, somos atravessados por um ‘inverno sentimental”. O mesmo pode ocorrer quando somos afetados e nos sentimos num outro momento do dia em um estado primaveril. Sentimo-nos florescendo ideias, novas possibilidades, caminhos mais criativos. Desenvolver as percepções das estações emocionais é um caminho de uma educação afetiva e sentimental fundamental para todo ser humano”, explicou. Os encontros possuem a grande potência de construção de vínculos sociais, onde a partilha dos afetos, das experiências de vida podem se conectar. As telas dos celulares e computadores deixam de ser frias para se aquecerem com os afetos e sentimentos que circulam nos encontros. As práticas usadas no programa são Meditação em Movimento (Tai-Chi Chuan), Musicoterapia Gestáltica, Poesia e Filosofias Orientais e Ocidentais, objetivando os cuidados com a mente e o corpo.
Abril começa com aulas gratuitas de Tai Chi Chuan no Horto de Bauru
A partir do dia 1º de abril, o Horto Florestal de Bauru receberá aulas gratuitas de Tai Chi Chuan. O professor William F. Pense ministrará as aulas todas as quartas e sexta-feiras, a partir da 7h30, na parte aberta à visitação do Horto Florestal.
Pessoas de qualquer idade poderão participar e a inscrição será no local, no horário da aula. É necessário ir com roupas leves que permitam o movimento.
O Tai Chi Chuan visa a conexão da arte na promoção da socialização e prática integrativa ao ar livre, promovendo o bem-estar e interação com a natureza. Além disso, a atividade física fortalece o estado mental e a troca cultural aproveitando os espaços municipais.
Caí terá práticas integrativas e complementares em saúde
A partir da segunda quinzena de abril a Secretaria Municipal da Saúde e da Família iniciará um atendimento diferenciado para a população caiense, através das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Os atendimentos ocorrerão no posto Central da Secretaria da Saúde e também em todas unidades de saúde do município, uma vez por semana, mediante agendamento prévio diretamente em cada posto.
Para conhecer melhor as técnicas que serão utilizadas a Secretaria da Saúde está promovendo uma palestra nesta quarta-feira, dia 6 de abril, no Country Tênis Clube, com início às 19h e com entrada franca. Os palestrantes serão o terapeuta Carlos José Cvitko, que falará sobre o Reiki e seus benefícios; a farmacêutica Iara L. Coelho Capuá, que tratará sobre Terapia Floral; e a terapeuta Silvia Maria Dietrich, que atua com Reflexologia Podal.
SMO: Município organiza 1ª Mostra de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realizará no próximo sábado (09), a 1ª Mostra de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O evento, voltado a toda população, é alusivo ao Dia Mundial da Saúde, e será desenvolvido das 8h às 12h, na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni.
As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
De acordo com o enfermeiro Julio Vian, as indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social. “Nosso objetivo é atuar de forma integrada e complementar ao diagnóstico, na avaliação e no cuidado com as pessoas”, ressalta.
Entre as principais diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração ao modelo convencional de cuidado.
Semana da Promoção da Saúde em Mato Grosso
II Seminário Mato-Grossense de Promoção da Saúde” e “Educação Permanente em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, com foco em Promoção da Saúde
Publico alvo: O evento é voltado para profissionais da saúde, usuários, gestores, conselheiros municipais e estaduais, instituições de ensino, comunidade acadêmica e comunidade em geral.
Semana de Promoção da Saúde de Mato Grosso no período de 5 a 7 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento será presencial para 500 participantes De 05 a 07 de abril de 2022. Matutino e vespertino Hotel Fazenda Mato Grosso, Cuiabá. As ações serão transmitidas pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública, com emissão de certificado.
Evento Presencial : Semana da Promoção da Saúde em Mato Grosso- “II Seminário Mato-Grossense de Promoção da Saúde” e “Educação Permanente em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, com foco em Promoção da Saúde” Faça sua inscrição no link abaixo para todo evento: https://forms.gle/nXVBGE3ZsCRokg7p Para Inscrição da capacitação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS. https://forms.gle/9MYEfMNuiUwiVQgV9 O Evento será certificado pela Escola de Saúde Publica do Estado de Mato Grosso – ESP-MT com Carga Horária de 24h. Evento Virtual : Para participantes do II Seminário Mato- Grossense de Promoção da Saúde -Virtual : Para participação pelo YouTube _ No dia 06/04/2022 Link do Youtube (Público Externo): https://youtu.be/f8T-6psCSQk _ No dia 07/04/2022 Link do Youtube (Público Externo): https://youtu.be/gITIxjIgbi8 Certificação de 16h pela ESP-MT.
SESI Caçador desenvolve projeto sobre a atual situação da saúde do município
O SESI Caçador esteve desenvolvendo um projeto chamado “E a Saúde, Como Vai?”. O objetivo foi discutir a atual situação da saúde do município e apontar possíveis melhorias.
O projeto foi coordenado pelos professores Maike Zeigler, Jakline Schuler e Wagner Severgnini. “Iniciamos com este trabalho em setembro de 2021, a partir do diagnóstico da situação e sugestões do que poderia ser feito para melhorar os problemas existentes na área. No mesmo mês, os alunos e professores foram recebidos pelo ex-prefeito Saulo Sperotto, que ouviu atentamente os relatos e comprometeu-se em buscar ações”, afirma um dos coordenadores do projeto.
Ainda, outras ações de grande importância foram criadas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, como:
– Criação do Centro de Atenção Integral da Saúde da Mulher, onde no local serão disponibilizados serviços de ginecologia e ginecologia infanto juvenil; nutrologia; cardiologia; urologia; endocrinologia; vascular; psicóloga; Assistência Social; eletrocardiograma; ultrassom; coletas de exames laboratoriais; encaminhamentos de biópsias; coleta diária de exame preventivo (papanicolau) por agendamento e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), sendo disponibilizada Auriculoterapia e Reiki;
Secretaria de Saúde promove ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde em Blumenau
Em Blumenau, o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira, dia 7, será marcado por um ato simbólico das equipes da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), ligada a Prefeitura de Blumenau. Entre as ações programadas para a data que este ano traz como tema “Nosso Planeta, nossa saúde”, está a orientação e avaliação com equipes de saúde na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, das 9h às 15h.
Durante a ação as pessoas receberão orientações sobre nutrição, saúde do homem, saúde da mulher, doenças crônicas não transmissíveis e saúde da pessoa idosa. Também será possível aferir a pressão arterial e os idosos atendidos no SUS poderão receber a Caderneta de Saúde do Idoso. Também será feita distribuição de mudas de árvore, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas).
O médico clínico geral e diretor da atenção básica, Claudio Pilotto destaca a importância de a população estar atenta aos sinais do corpo. “O dia mundial da saúde é uma data para lembrar a população, da importância de estar atenta aos sinais do corpo. Mas também, promover a saúde antes dos problemas de saúde surgirem. É importante que o cidadão promova seu bem-estar e saúde. Isso significa cuidar da alimentação, praticar alguma atividade física e adotar hábitos saudáveis”, afirma. O médico lembra ainda da importância de cuidar da saúde do corpo e da saúde mental.
Na rede pública de saúde, diversos profissionais desenvolvem atividades de promoção da saúde. São atividades que podem ser feitas em grupos ou atendimentos individualizados. As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS estão entre as possibilidades gratuitas disponibilizadas à população. Os tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e populares integrados a ciência moderna, também podem ser usadas como tratamentos complementar em algumas doenças crônicas.
Moradores da Restinga terão ações pelo Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta quinta-feira, 7, terá uma série de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para moradores da Restinga, no Extremo-Sul da Capital. A iniciativa também integra a programação oficial de comemoração pelo aniversário de 250 anos de Porto Alegre.
Pela manhã, às 9h, terá início o atendimento especializado no Ambulatório Trans, direcionado a mulheres e homens trans, travestis e pessoas não binárias. O atendimento será oferecido todas as quintas-feiras, das 8h30 às 12h30, na Clínica da Família Álvaro Difini (rua Álvaro Difini, 520, Restinga). A equipe multidisciplinar vai oferecer atendimento integral à saúde, hormonização e orientações.
Já no final do dia, das 18h às 21h, será promovida edição especial do Rolê da Vacina na escola de samba Estado Maior da Restinga (av. João Antônio Silveira), com vacinação de crianças e adultos contra a Covid-19. Também serão oferecidas práticas integrativas e complementares em saúde, como orientações sobre plantas medicinais, aplicação de auriculoterapia e reiki, feira da oficina Geração Pop Rua, verificação de pressão arterial, dicas para entender os rótulos dos alimentos, alongamento e orientações sobre atividades físicas.
Serviço de Saúde da Uefs amplia atendimentos em programas de terapias não convencionais
O Serviço de Saúde Universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana (Sesu/Uefs), dando continuidade ao Projeto Cuidar da Saúde do Trabalhador, firmou novas parcerias com o intuito de ampliar o atendimento à comunidade universitária.
Em conjunto com os Programas "Terapias não Convencionais (TnC) e Você" e o "Rede de Apoio, Afetos e Ações Solidárias (Rede AAA)", estão sendo ofertados novos atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que buscam promover a saúde e complementam a atenção médica.
Desde 2006, o Sistema Único de Saúde (SUS) reconheceu a eficácia das PICS, recomendadas inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera saudável o ser humano que apresenta "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença". O projeto busca como resultado despertar um olhar para mudanças de hábito e estilo de vida, entendendo o Sesu como um espaço voltado para socialização e bem estar dos servidores da Uefs.
Inscrições no link
Cerca de 500 pessoas participam da Semana Estadual de Promoção da Saúde de Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza a Semana de Promoção da Saúde de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento começou nesta terça-feira (05.04) e segue até quinta-feira (07.04), das 8h às 18h, com a participação de 500 profissionais da área inscritos.
A programação da semana conta ainda com o “II Seminário Mato-Grossense de Promoção da Saúde”, que iniciou nesta quarta-feira (06.04), na modalidade híbrida (presencial e virtual), e também encerra nesta quinta-feira. Durante o seminário, será abordado a temática da “Educação Permanente em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, com foco em Promoção da Saúde”.
A Semana Estadual é voltada para profissionais da saúde, usuários, gestores, conselheiros municipais e estaduais, instituições de ensino, comunidade acadêmica e comunidade em geral. As ações estão sendo transmitidas pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública, com emissão de certificado.
Um dos palestrantes do encontro, o diretor da Divisão de Doenças Crônicas não Transmissíveis, responsável pela Promoção da Saúde e coordenador da área de Práticas Integrativas e Complementares na Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Marcos Antônio de Moraes, destaca a necessidade do enfrentamento de doenças crônicas e agravos como acidentes e violência no trânsito.
“Diante desse cenário, a promoção de saúde deve sistematizar uma forma adequada e com qualidade para enfrentar essa realidade e melhorar os indicadores. E isso, precisa de uma educação e qualificação continuada e permanente para os profissionais do SUS. Por outro lado, na ponta, o usuário da saúde pública, precisa participar mais das ações de políticas públicas para a saúde, por meio das entidades representativas sociais, apontando as desigualdades para os gestores do sistema de saúde do seu município”, diz o diretor.

Comentários