Notícias das PICS no SUS - Semana do dia 10 de Janeiro 2022
- Daniel Amado
- 10 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de fev. de 2022
Projeto de extensão promove bem-estar com aulas de Yoga gratuitas
O projeto “Conexão e bem-estar por meio do Yoga”, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), recebe inscrições para interessados em participar de aulas gratuitas de Yoga.
Com início das aulas marcadas já para segunda-feira (10), é possível se candidatar por meio deste formulário on-line.
Grupo de terapia on-line é oferecido gratuitamente pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFU
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), no cumprimento de sua atuação na área da “atenção à saúde”, prevista no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), oferece um grupo de terapia on-line, chamado "Dedo de Prosa" e que integra o projeto “Proteger-se”. O objetivo é ser um espaço aberto de acolhimento, troca, construção e fortalecimento para toda a comunidade interna e externa à UFU. A primeira reunião acontece no próximo dia 14, às 9h, e os encontros prosseguem semanalmente, sempre às sextas-feiras e no mesmo horário.
Para participar, é necessário realizar uma inscrição prévia, via formulário on-line, no qual devem ser informados nome, e-mail e disponibilidade de horário. A iniciativa utiliza a técnica TCI (Terapia Comunitária Integrativa), que é desenvolvida em formato de roda, permitindo que os participantes compartilharem suas histórias de vida e estratégias de enfrentamento, de modo a contribuir com a troca de experiências, a construção de redes de apoio, a criação e o fortalecimento de laços sociais e afetivos. Os encontros acontecem na plataforma “Conferência Web – RNP” - que pode ser acessada AQUI.
Musicoterapia auxilia na saúde e bem-estar de recém-nascidos no hospital do Ipsemg
A neonatologia do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, adotou, recentemente, uma estratégia terapêutica que utiliza a música como meio de promover a saúde e o bem-estar de recém-nascidos acolhidos no local. O projeto de musicoterapia, idealizado pela neonatologista, Carmem Wurtz, ajuda a aliviar a dor, ansiedade, estresse emocional, dentre outras condições que acometem o pequeno paciente.
Todos os dias, de 10h às 10h30 e de 16h às 16h30, as luzes da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), localizado no sétimo andar do Hospital do Ipsemg, são apagadas e apenas procedimentos de urgência são realizados. “O silêncio é priorizado e a melodias calmas como: Mozart para bebês, Beatles para bebês e sons da natureza, são tocadas em volume baixo, tudo para criar um clima de tranquilidade e paz para os bebês, mães e equipes”, diz a Dra. Carmem. A ação tem o apoio dos profissionais lotados no local e da gestora e médica pediátrica da UCIN, Dra. Alessandra Machado.
Projeto de extensão realiza pré-cadastro, até 15 de janeiro, para formação em auriculoterapia clínica
O Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (GAIPA), projeto de extensão do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, está realizando pré-cadastro de interessados em participar do 4º Curso de Formação em Auriculoterapia Clínica, no site do GAIPA. O curso visa capacitar os participantes para o uso da auriculoterapia na assistência e pesquisa em saúde.
A ação é voltada para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), extensionistas do projeto GAIPA, alunos de Residência em Saúde, alunos e servidores de instituições de ensino superior (IES) públicas. Ao todo serão 20 horas-aula, 16 delas presenciais, nos dias 28 de janeiro e 11 de fevereiro, e mais 4 on-line.
Os interessados poderão realizar o pré-cadastro até 15 de janeiro. As vagas serão preenchidas de acordo com a análise da documentação apresentada e a ordem de cadastro, conforme as modalidades de inscrição: profissional do SUS, extensionista do GAIPA, aluno de Residência em Saúde; acadêmico de IES pública e servidor de IES pública. Serão ofertadas 30 vagas.
Saúde de Nova Odessa oferece plantão psicológico durante o 'Janeiro Branco'
A Prefeitura de Nova Odessa (SP) oferece à população uma série de atendimentos, a partir desta segurança-feira (10), voltados à saúde mental, em alusão à campanha "Janeiro Branco".
O objetivo é prevenir o adoecimento por depressão, ansiedade generalizada e suicídio. A programação começa com palestra na Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 e continua durante todo o mês. Ela contará com plantão psicológico, Auriculoterapia, atividades físicas (alongamento, caminhada, circuitos e relaxamento), musicoterapia, “Dia da Beleza”, entre outras.
Prefeitura de Penedo realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental
"As conferências têm ainda a missão de debater as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, Prevenção ao Suicídio e Redes de Cuidado."
A Prefeitura de Penedo realiza no próximo dia 27 de janeiro a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, nas dependências do Theatro Sete de Setembro, Centro Histórico da cidade.
Profissionais da área de saúde e cidadãos podem participar, basta preencher o formulário on-line disponível abaixo do texto, procedimento necessário para ter acesso aos debates que acontecem das 8h00 às 17 horas.
Secretaria de Saúde de Arambaré realizou, na Orla da Praia, mais uma edição do Projeto PLANTE SAÚDE
Foram distribuídos mais de 200 embalagens com chás para o público interessado
No sábado, dia 7 de janeiro, o Projeto PLANTE SAÚDE da Secretaria de Saúde de Arambaré realizou na Orla da Praia, uma oficina de orientação e distribuição de chás que são produzidos aqui no município no Espaço Medicinal, junto ao ESF.
O PLANTE SAÚDE é supervisionado pela professora Cátia Menezes e faz parte do projeto de implementação das PICS (Práticas Integrativas Complementares), que inclui 29 modalidades de prevenção e tratamento em Saúde.
Cofen: Práticas integrativas ganham cada vez mais adeptas no Brasil
Tratamentos com PICS são mais utilizados por mulheres durante gestação, parto e puerpério
O momento do nascimento do bebê sempre é muito aguardado. São nove meses de preparação e muito amor envolvido. Por ser algo tão especial, diversas mães recorrem a métodos alternativos para lidar com o corpo e as emoções na “hora H.” Fatores como relaxamento e respiração podem fazer uma enorme diferença durante o parto. Por isso, profissionais de saúde passaram a adotar as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) em situações como o parto humanizado.
Neste contexto, a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (CPICS/Cofen) e a Comissão Nacional de Saúde da Mulher (CNSM/Cofen) têm se reunido para iniciar um trabalho inédito. A ideia é criar um termo de cooperação técnica entre as coordenações.
Comentários