Notícias das PICS no SUS - Semana do dia 11 de Abril de 2022
- Daniel Amado
- 11 de abr. de 2022
- 18 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2022
Secretaria de Saúde de Rio Azul oferece cinco terapias integrativas e complementares
A Secretaria de Saúde de Rio Azul disponibiliza para a população cinco terapias integrativas e complementares, que vão ajudar no tratamento de várias doenças e acrescentam nos tratamentos já realizados pelos pacientes. As práticas são feitas por terapeutas capacitados e são gratuitas. As terapias oferecidas são: auriculoterapia (acupuntura na orelha); florais; Ayurveda; reiki e fitoterapia . Todas elas trabalham a pessoa como um todo, na questão física, emocional, mental e espiritual. As terapias vieram para complementar os tratamentos que os pacientes já realizam com o médico. A farmacêutica e também terapeuta, Jaqueline de Camargo, explica que as terapias também servem como preventivo para outros problemas de saúde. “São terapias que, geralmente, a gente paga. Mas o SUS disponibiliza, e a gente tem a possibilidade de dar esse tratamento para a pessoa sem custo, e aí temos feito a partir de uma livre demanda, a medida que as pessoas têm necessidade”, comenta.
Apesar de ser um programa novo em Rio Azul, a população tem aderido a ideia e está realizando os procedimentos. “A demanda está bem grande, estamos muito felizes com isso, porque a gente está vendo que as pessoas estão procurando. Temos relatos de pacientes que estão vendo resultados positivos, de pessoas que estão diminuindo os remédios de dores. As terapias estão funcionando bem”, disse a Maria Elaine Pacanaro, coordenadora da Atenção Básica do município.
Cofen explica legalidade da prática de acupuntura por enfermeiros
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) vem a público reforçar a legitimidade da prática da acupuntura por enfermeiros. Informamos que o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) já foi notificado para que se abstenha de divulgar informações inverídicas e preste os devidos esclarecimentos aos seus associados.
Em uma decisão favorável ao Cofen, no processo 0032816-21.2001.4.01.3400, a legalidade da prática de acupuntura por enfermeiros foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O veredito ocorreu após o Conselho Federal de Medicina (CFM) ter apresentado Recurso Especial (REsp) contra sentença proferida em 2018 pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que reconhece a realização da atividade pela Enfermagem.
Em 2001, o CFM moveu processo contra o Cofen para anular a Resolução Cofen 197/97, afirmando que a acupuntura seria prática privativa da medicina. A sentença julgou procedente o pedido, mas a decisão foi modificada em 2018, após vitória judicial do Cofen.
Houve expressa mudança de entendimento jurisprudencial. Como afirma acórdão do TRF da 1ª Região, “quando da edição da Lei 12.842/2013, que rege o exercício da Medicina, buscou-se estabelecer a acupuntura como ato médico, todavia, naquela oportunidade, a Presidente da República vetou os incisos I e II do § 4º do art. 4º, que pretendiam declarar como exclusividade da classe médica”. O tribunal concluiu que não há impedimento aos profissionais da área de Saúde para a prática de acupuntura
http://www.cofen.gov.br/cofen-explica-legalidade-da-pratica-de-acupuntura-por-enfermeiros_97678.html
Senado celebra Dia Internacional da Homeopatia em sessão especial na segunda
O Senado promove nesta segunda-feira (11), às 10h, uma sessão especial remota para comemorar o Dia Internacional da Homeopatia. O requerimento para a sessão (RQS 238/2022) foi apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
Comemorada internacionalmente em 10 de abril, a data lembra o aniversário de Samuel Hahnemann, médico alemão fundador da homeopatia, prática integrativa criada em 1796 e trazida ao Brasil em 1840. De acordo com Nelsinho Trad, o Brasil é o segundo país do mundo em número de médicos homeopatas, sendo a especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980 e ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006.
No requerimento, o senador explica ainda que a prática utiliza pequenas doses de substâncias que estimulam o corpo a reagir contra a doença, promovendo a cura da própria enfermidade, em vez de tratar apenas os sintomas. A terapia, de acordo com ele, não expõe o paciente à toxicidade das drogas medicamentosas.
“A homeopatia é um método baseado no 'princípio dos semelhantes', que objetiva fortalecer e otimizar a homeostase (o nosso poder de autocura), partindo da premissa de que qualquer sintoma causado por uma substância em altas doses numa pessoa saudável promoverá resposta de cura se administrada em doses mínimas em pessoas doentes cujos sintomas sejam semelhantes aos da substância”, explica.
Ambulatório de Práticas Integrativas Complementares, da Saúde, entra em funcionamento na segunda-feira (11)
A partir dessa segunda-feira (11 de abril), a população de Lages contará com um novo serviço em saúde, o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) – Viva Melhor, que está localizado na rua Cruz e Souza, n° 542, no Centro, próximo ao semáforo de acesso à avenida Dom Pedro II e à rua Cirilo Vieira Ramos. O atendimento realizado será diário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O acesso ao ambulatório será através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para o primeiro atendimento (avaliação), em Práticas Integrativas e Complementares, o paciente deverá estar em mãos com o encaminhamento do profissional da saúde. Para isso, a pessoa deverá procurar a unidade localizada em seu bairro e solicitar o encaminhamento aos profissionais, seja médico, enfermeiro ou dentista. Pessoas que não possuem área de cobertura de unidade de saúde poderão procurar a Policlínica Municipal e agendar uma consulta médica. Após ser encaminhado, será realizada uma avaliação junto à equipe do ambulatório PICs para verificar as indicações dos melhores métodos para cada paciente.
Inicialmente o ambulatório contará com seis práticas: craniopuntura, auriculoterapia, homeopatia, massoterapia e reiki, que serão realizadas no ambulatório,que se tornou um centro especializado, embora algumas possam estar inseridas na programação das unidades de saúde.
Cariacica promove caminhada na orla de Porto de Santana pelo Dia Mundial da Saúde
O grupo de Práticas Integrativas Complementares, da Ufes vai oferecer oficinas de e atendimento em auriculoterapia, reflexologia podal e massagem.
A Prefeitura de Cariacica vai realizar neste sábado (09) a caminhada pelo Dia Mundial da Saúde, na orla de Porto de Santana, das 8h às 11 horas. Quem quiser participar pode ir até o ponto de encontro, que será no mirante.
Além da caminhada e alongamento, será feita coleta de dados nutricionais (coleta de marcadores de consumo alimentar e de dados antropométricos) e aferição da pressão arterial e glicemia capilar.
O grupo de Práticas Integrativas Complementares (PICs), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai oferecer oficinas de automassagem e de ioga e atendimento em auriculoterapia, reflexologia podal e massagem.
Profissionais da Saúde de Água Boa participam de capacitação em Cuiabá
A prefeitura de Água Boa viabilizou a participação de quatro profissionais da Saúde na Semana de Promoção da Saúde de Mato Grosso e II Seminário Mato-Grossense de Promoção da Saúde, em Cuiabá. O evento também tem como objetivo abordar a temática “Educação Permanente em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, com foco em Promoção da Saúde”.
A programação procura proporcionar o diálogo entre diversas áreas e segue até o dia 7. As enfermeiras Carla Isabel, Fabiane Campos, Odeny Perego e Patrícia Salamone, da Secretaria Municipal de Saúde, já receberam capacitação através das PICS em: aromaterapia, terapia de florais, dança circular e chás terapêuticos.
Sananduva conta com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs)
A Secretaria da Saúde de Sananduva disponibiliza à comunidade sananduvense ações terapêuticas através das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) pelo SUS.
As PICs têm o objetivo de prevenir doenças e amenizar sintomas de ansiedade, dores crônicas, doenças autoimunes, insônias, depressão, hipertensão.
Segundo a terapêutica holística Patrícia Maschio Simionato, responsável pelas PICs no Município, a principal função é trabalhar o ser, equilibrando corpo, mente e espírito, independentemente de crenças. Ela também lembra que as terapias integrativas e complementares não substituem o tratamento médico convencional.
A prática terapêutica em Sananduva é realizada no Centro Municipal de Especialidades II, localizado em frente à Brigada Militar. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, mediante agendamento pelo telefone (54) 99945-1943.
Todo mundo usa o SUS: confira serviços gratuitos e pouco conhecidos
O sistema público de saúde está presente na rotina de todos os brasileiros, mesmo que não saibamos disso
Nesta quinta, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde e é necessário refletir sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) – considerado um dos melhores do mundo. Se você é brasileiro ou mora no Brasil, com certeza já deve ter utilizado os serviços, mesmo sem saber. Isso porque além das consultas, vacinas e até transplantes de órgãos, o sistema público de saúde é utilizado diariamente na vida dos brasileiros, mesmo quando são usuários dos sistemas privados.
O mundo voltou os olhos para o SUS após a chegada do coronavírus e muitos países perceberam a importância do sistema público de saúde. Através do serviço gratuito instaurado no país, milhares de brasileiros foram curados da Covid-19 e vacinados. Apesar do esforço dos profissionais da área, o setor ainda luta por maiores investimentos e recursos do governo.
Meditação
O SUS disponibiliza atualmente, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, 19 tratamentos que utilizam recursos terapêuticos e são baseados em conhecimentos tradicionais, entre eles meditação, ioga, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, medicina ayurveda, musicoterapia e reiki.
Prefeitura oferece prática oriental de relaxamento aos servidores
A Secretaria de Administração de Suzano, por meio do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), está oferecendo aulas gratuitas da prática de relaxamento Chi-Kung aos funcionários nas manhãs de quinta-feira no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa. As atividades começam às 8h30 e consistem em trabalhos de alongamento do corpo e equilíbrio mental para uma melhor qualidade de vida.
As aulas consistem em exercícios orientados por educadores sociais do NAS, unindo movimentos dos membros e do tronco com o controle respiratório para oferecer leveza e calma ao início do dia. Essa prática pode garantir uma melhoria na saúde mental e física. Interessados precisam trabalhar na administração municipal e confirmar seu desejo de participação.
Segundo a secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira, o Chi-Kung é uma prática que visa o exercício da mente e do corpo, de forma a sentir os efeitos terapêuticos durante e após o processo. “São dez minutos para encontrar equilíbrio, ter calma e exercitar o corpo de uma forma leve, com repetições e um trabalho bem orientado de respiração. É um processo muito positivo que pode mudar o dia de trabalho de uma pessoa”, pontuou.
A prática tem origem chinesa, sendo uma das principais vertentes da medicina tradicional do país. Em sua concepção, os exercícios têm como função o cultivo de energia vital (do chinês, “Chi”) no corpo por meio do movimento, partindo das crenças do povo nativo do século II AC. Atualmente, o trabalho é aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) enquanto medicina integrativa, sendo indicado para pacientes ou indivíduos em condição de cansaço mental leve ou moderado.
A prática do Chi-Kung no Paço Municipal acontece a partir das 8h30. Outras informações podem ser obtidas com o NAS, pelo telefone 4745-2152, ou no site oficial da prefeitura (www.suzano.sp.gov.br).
Anvisa lança cartilha sobre o uso seguro de fitoterápicos
Para esclarecer as dúvidas da população, a Anvisa lançou uma cartilha e também um folder que explica a diferença entre plantas medicinais e o uso seguro de fitoterápicos, além de outras categorias de produtos.
A publicação também ressalta a importância da regularização dos fitoterápicos, como identificar se um produto está ou não em situação regular, as precauções que devem ser tomadas e os danos que um produto irregular pode causar à saúde.
Fraudes
As fraudes na venda online de produtos fitoterápicos, classificados falsamente como suplementos alimentares ou da medicina tradicional chinesa, intensificaram-se durante a pandemia. Para enfrentar esse cenário, 11 entidades representativas do setor formaram um Grupo de Trabalho (GT), em 2021, para monitorar e coibir essas práticas.
A coordenação executiva ficou a cargo das seguintes entidades: Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina) e da Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa).
As vendas ilegais configuram-se de diferentes formas – uso de substâncias nunca avaliadas e aprovadas pela Anvisa, falta de identificação de procedência, livre oferta de produtos que deveriam exigir receita médica, alegações falsas ou confusas sobre os efeitos terapêuticos, como prevenção do câncer ou cura de infecções.
Hortos unem saúde e meio ambiente em prol da população
Iniciativa implementada em quatro regiões administrativas segue modelo de agrofloresta, conforme orientação da OMS
Lavanda, sálvia, alecrim e eucalipto são algumas das 100 espécies de plantas medicinais cultivadas de forma ecológica no quintal da Unidade Básica de Saúde 1 (UBS 1) do Lago Norte. O horto segue um modelo de agrofloresta para a plantação e o manejo.
O espaço verde de antes, sem uso e com o acúmulo de entulho, foi substituído por ervas e culturas para produção de fitoterápicos, em uma área de 500 m2. A transformação está em acordo com a campanha Nosso Planeta, Nossa Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Este ano, o foco é o bem-estar da população e do meio ambiente por meio de ações sustentáveis.
O gerente de Práticas Integrativas em Saúde da Secretaria de Saúde, Cristian Silva, lembra a contribuição para um ecossistema mais salubre quando se incentiva esse tipo de técnica: “A área da saúde produz muito lixo – são seringas, máscaras, luvas. E mais: um lixo contaminado. Então, quando se faz um espaço como um horto voltado para fitoterápicos, inverte-se essa lógica”.
Criador do projeto de agroflorestal medicinal, o médico de família e comunidade Marcos Trajano, Referência Técnica Distrital (RTD) em fitoterapia, pontua: “Este projeto faz com que a nossa unidade promova saúde em um outro âmbito. É um produtor que cuida do solo, do ar e do meio ambiente”.
O projeto, informa ele, permite uma agricultura sem adubos sintéticos nem agrotóxicos. “Estas plantas vão ser utilizadas para a produção de medicamentos e precisam estar isentas de qualquer tipo de contaminante”, diz. “A agrofloresta por si só não dialoga em nada com o SUS; mas, quando se coloca no contexto das práticas integrativas e da vigilância em saúde e da promoção da saúde, estamos fazendo um link com as políticas públicas do campo”.
Fitoterápicos
Além do Lago Norte, outras três regiões administrativas desenvolvem hortos com o objetivo fitoterápico: Planaltina, com o Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis); Riacho Fundo, com o Núcleo de Farmácia Viva, e São Sebastião, com a Casa de Parto. A meta é construir 12 novas unidades neste ano, contemplando grande parte do Distrito Federal.
A produção dos fitoterápicos consiste em não extrair os princípios ativos de raízes, sementes e folhas das plantas. As plantas são enviadas a duas farmácias vivas para produção de xaropes, pomadas, géis, chás, compressas e tinturas. Os medicamentos precisam ser receitados por um médico da família. Os farmacêuticos das unidades liberam a dispensação para as pessoas. Saiba onde encontrar os medicamentos neste link.
PARCERIA ENTRE SECRETARIA DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL E UFSCAR PROMOVE OFICINAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Uma parceria entre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO), coordenado pela Profª Drª Carla Regina Silva, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o coletivo de criação “Unsquepensa” vem promovendo, desde março, oficinas voltadas à inclusão produtiva e cuidados integrais à população em situação de rua. As oficinas são acompanhadas pelos serviços socioassistenciais vinculados à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.
O projeto, que recebe o nome “Cuidar-te - Arte e Cuidado para a população em situação de rua”, teve apoio da Plataforma de Arrecadação Benfeitoria, a partir do Projeto “Todo Cuidado Conta”, que destinou os recursos arrecadados, possibilitado a contratação de oficineiros, compra de materiais e planejamento de criação e ensino de técnicas aos participantes das oficinas. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social também colabora com a aquisição de materiais e espaço físico para a execução das oficinas.
A proposta tem a perspectiva de ampliar as ações e fortalecer o papel do Centro POP e da Política de Assistência Social na oferta de espaços de convívio e participação social às pessoas em situação de rua, bem como promover a mediação do acesso dos participantes a oportunidades de inclusão produtiva, por meio do aprendizado de técnicas artesanais que possam gerar renda, assim como acesso à arte e cultura e saúde.
Inicialmente, os encontros promoveram o levantamento de experiências, saberes e trajetórias dos participantes, de modo a produzir estamparias exclusivas para a comercialização. Os que estão em situação de rua têm aprendido inúmeras técnicas como produção de matrizes para impressão em papel e em tecido, encadernação artesanal, costura, estamparia e macramê para produção de gravuras, cadernos, sacolas e tapeçarias com estampas que remetem à sabedoria das ruas.
Ao final do projeto, ainda haverá oficinas de embalagem, registro de produtos e precificação. Em todos os encontros, eles também participam de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), a partir de yoga e consciência corporal, como forma também de cuidado. No total, serão realizadas 40 oficinas.
Um sarau dedicado à saúde
Música e práticas integrativas de cuidado para enfatizar a importância de as pessoas cuidarem da saúde, seja ela, física, mental, social ou espiritual. Nesse sentido, as Ligas Acadêmicas de Psicologia Social e da Saúde (LAPPS) e de Saúde, Espiritualidade, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LASEPICS) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveram, no dia 6 de abril, o Sarau da Saúde, no estacionamento do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) . Uma ação alusiva ao Dia Mundial de Saúde, comemorado nesta quinta-feira, 7 de abril.
A ação contou com diversas atividades com o intuito de integrar a singularidade de cada curso e indivíduo. Também teve música ao vivo e troca de livros por alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal, que serão doados. “A ideia do Sarau é mostrar a saúde integrativa a partir da perspectiva de cada curso e servir como um momento de conhecimento, troca e aprendizagem”, destacou a presidente da LAPPS, Camili Giacomini, acadêmica do curso de Psicologia.
Projeto 60+ Saudável é inaugurado em Campos Novos
O Centro de Convivência do Idoso Padre Quintílio Costini passou a contar com o Projeto 60+ Saudável. O lançamento aconteceu no dia 21 de março, como parte integrante da programação dos 141 anos de Campos Novos. Um projeto desenvolvido pela administração municipal, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Assistência Social.
Esse projeto nasceu de uma visita realizada pela Secretaria de Saúde e do legislativo de Campos Novos na cidade de Blumenau, onde existe um programa semelhante que leva atenção de saúde para os idosos. A partir daí, com indicação na Câmara de Vereadores, começou a se planejar e estruturar um projeto que, adaptado ao cenário da nossa cidade, oferecesse serviços de saúde voltados aos idosos aqui no Centro de Convivência.
Os atendimentos que serão disponibilizados no espaço são de nutricionista, fisioterapeuta, atendimento médico e de enfermagem, atendimento de psicologia, além de práticas integrativas e complementares. Esse projeto é mais uma porta de acesso aos sistemas de saúde de nosso município, com equipes multidisciplinares, visando a ampliação das ofertas dos serviços de saúde para toda a comunidade.
Erechim: atividade de Yoga integra a programação do Abril Verde
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Administração e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Segurança e Saúde do Servidor, bem como a equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), promove a campanha Abril Verde – com foco na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A iniciativa tem como slogan: ‘Segurança em primeiro lugar – um compromisso com a vida’.
Em meio à programação, na manhã desta sexta-feira (8) foi realizada a atividade de yoga para os servidores públicos. A ação teve como sede o Ginásio da EMEI Barão do Rio Branco e foi coordenada pela instrutora de yoga, Daniela Carina Michelin.
Vale ressaltar que a Visat do município de Erechim oferece o Projeto Bem-Estar Laboral com prática de yoga via SUS, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) – a qual envolve tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Abril Verde | HGRS promove agenda sobre segurança e saúde no trabalho
O Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador do Hospital Geral Roberto Santos (Siast-HGRS) promove, durante todo este mês, o movimento Abril Verde – Respeite a vida. Trabalhe com segurança. A campanha tem o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a segurança e saúde no trabalho, avaliar os riscos ocupacionais, promover a cultura de prevenção de agravos e qualidade de vida no trabalho.
De forma itinerante, a equipe técnica do Siast-HGRS, com apoio dos técnicos de segurança do trabalho da Fundação José Silveira (FJS), Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) e Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), irão orientar, até o final de Abril, os trabalhadores sobre promoção da saúde e prevenção de agravos. Assim, serão oferecidas informações sobre o uso de adornos no trabalho, prevenção de acidente em serviço, fluxo de acidente, ergonomia, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), segurança no trabalho, saúde mental e qualidade de vida.
Serão realizadas, também, práticas integrativas e complementares (PICs) e de autocuidado, como ginástica laboral, reiki, cromoterapia, alongamento, práticas respiratórias, meditação guiada e relaxamento corporal. Interessados podem obter informações adicionais pelo telefone (71) 31038904 ou pelo e-mail siast.hgrs@gmail.com
Liga acadêmica sobre práticas integrativas e interdisciplinaridade recebe inscrições
Até 15 de abril, estudantes da área da saúde podem se inscrever para o processo seletivo da Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Interdisciplinaridade na Saúde (LAPiiS). São destinadas 20 vagas para alunos internos à UFMG e 10 para alunos de outras instituições. Os candidatos devem estar devidamente matriculados até o antepenúltimo período.
Os estudantes selecionados participam de atividades como aulas práticas de terapias integrativas (acupuntura, cuidado paliativo, ioga, reiki), reuniões e aulas presenciais e online, possibilidade de estágios em locais especializados na realização de práticas integrativas, entre outras oportunidades. As atividades estão previstas por dois semestres letivos para a certificação de 60 horas.
Os candidatos interessados devem preencher o formulário do google (https://forms.gle/4xQ9ebdndKJHs1jU9) com e-mail, nome, curso realizado, instituição de ensino e comprovante de matrícula. O processo seletivo consiste em prova teórica individual e online, que ocorrerá no dia 16 de abril, conforme descrito no edital.
ASI-UEPG oferta curso introdutório de Florais de Bach
As aulas serão ministradas nos dias 11 e 12 de abril
O Ambulatório de Saúde Integrativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ASI-UEPG) realiza na próxima semana o curso de introdução aos Florais de Bach. As aulas serão ministradas nos dias 11 e 12 de abril, das 08h às 12h, no Centro Integrar (antigo PDE), no Campus Uvaranas, para a comunidade acadêmica e externa da UEPG.
No curso, a ministrante, professora Dionezine de Fátima Navarro, aposentada do Departamento de Farmácia da UEPG, apresenta a Introdução à Terapia Floral de Bach. “As emoções têm um papel muito importante no desenvolvimento das doenças”, explica. “A terapia Floral de Bach tem esse mecanismo de ação e de cura. Se tratam as emoções impedindo que elas se transformem em doenças no corpo físico”, esclarece.
Segundo a professora, a terapia, proposta pelo homeopata inglês Edward Bach (1886-1936), se baseia em observações de que o tratamento psicológico dos pacientes colabora de maneira positiva para a cura de doenças, e as flores, por sua vez, auxiliam no equilíbrio emocional. “Ele descobriu 38 essências de flores que trabalham os 38 estados emocionais e que podem se desequilibrar causando emoções negativas”, conta.
Assembleia aprova projeto que institui Semana Estadual das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (12), por unanimidade, o projeto de Lei 3.169/21, de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), que institui a Semana Estadual das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de maio.
“A implementação da Semana Estadual das Práticas Integrativas e Complementares vai permitir que, por meio de ações de educação e assistência em saúde, a população conheça seus benefícios. São técnicas com comprovada efetividade para a prevenção de diversas doenças e para a promoção de saúde e de melhor qualidade de vida. Elas complementam as terapias convencionais, ajudando a restaurar o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual”, destacou o deputado.
Tovar explica que a data escolhida, a primeira semana de maio, para realização da Semana Estadual das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde tem como referência o mês de aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, do SUS, criada pela Portaria nº 971, de 3 de maio de 2006.
De acordo com o projeto, na semana instituída serão desenvolvidas ações de educação e assistência em saúde, com o objetivo de apresentar e oferecer à população terapias alternativas e complementares.
Pará: Ações itinerantes da Sespa beneficiam comunidade quilombola em Abaetetuba
A comunidade de Caeté foi a primeira das três comunidades quilombolas de Abaetetuba, município do Baixo Tocantins, a receber a ação itinerante da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com vários serviços médicos, entre consultas, exames e testagens rápidas, nesta terça-feira (12).
"A Sespa trouxe para dentro de sua estrutura de serviços uma programação para a saúde dos quilombos de Abaetetuba. É importante destacar que as ações que a Secretaria oferece estão atentas às diversidades étnicas do povo paraense”, informou Tatiany Peralta, coordenadora estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais da Secretaria de Saúde.
As práticas integrativas e complementares no SUS (PICS) foram mais um atrativo na ação. A auriculoterapia atendeu 26 pessoas.
Prefeitura de BC disponibiliza terapias integrativas para moradores
Com o objetivo de cuidar da saúde física e emocional dos moradores, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Casa da Mulher e do Voluntário, disponibiliza 12 terapias integrativas. Estas terapias auxiliam no bem-estar e na prevenção de doenças, além de amenizar sintomas de ansiedade, insônia, dores crônicas e a depressão.
A Casa da Mulher funciona anexa ao Centro de Inteligência Emocional Casa da Família, localizado na Rua 3.100, n° 876 – Centro. Para participar das oficinas, os interessados devem comparecer no local, munidos de documento de identidade e comprovante de residência, para criar um cadastro junto a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social do município. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 07h às 20h, e o telefone para contato é (47) 3267-7053.
Conheça as terapias oferecidas, horários e suas principais funções:

Projeto de pesquisa da UFSM recruta pessoas com dor lombar crônica para atividades
O projeto de pesquisa do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) "Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no tratamento da dor lombar crônica" está recrutando pessoas com dor lombar crônica para participar de atividades gratuitas do projeto. Serão formados dois grupos: um receberá sessões de reflexologia podal, e o outro receberá terapia manual, todos com oito sessões cada. Além disso, os participantes farão duas avaliações, uma antes e outra depois das intervenções. As atividades ocorrerão no Campus Sede da UFSM.
Pessoas que possuam dor lombar crônica (dor na porção inferior das costas) com duração de, pelo menos, três meses, podem se inscrever até o dia 23 de abril pelo link. Após a inscrição, será feito um agendamento de horário, conforme disponibilidade do participante. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram e email dorlombarufsm@gmail.com.
Atendimentos de promoção à saúde são oferecidos na Escola Municipal Paulo Leivas Macalão
Realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), as ações de promoção à saúde e qualidade de vida estão mobilizando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início do mês de abril. Nesta quarta-feira, 13, foi a vez dos moradores atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) da ARNO 42 (405 Norte) receberem as atividades, que foram oferecidas na Escola Municipal Paulo Leivas Macalão, localizada na mesma quadra. Na segunda-feira, 18, após o feriado da Semana Santa, a programação será retomada às 7 horas, na USF Francisco Júnior, ARSO 41, com atividade física para os usuários seguida de palestra sobre alimentação saudável e rotulagem de alimentos; e na USF Valéria Martins (ARSE 111), pela manhã e à tarde, com educação em saúde focada na hanseníase.
O aposentado Erasmo Colaço Alves, 79 anos, participou das atividades da USF ARNO 42. O idoso passou por uma sessão de auriculoterapia e elogiou o atendimento dos profissionais da USF ARNO 42. Segundo ele, a unidade é uma boa referência. “Sempre sou bem recebido na unidade e eles falam tudo que eu posso fazer, o que posso participar, eu gosto bastante”. Além dos atendimentos de auriculoterapia, o senhor Erasmo e todos os usuários puderam assistir a palestras educativas, aferir pressão, teste de glicemia e receber orientações sobre saúde bucal e alimentação saudável, entre outras atividades.
Comentários