top of page

Notícias das PICS no SUS - Semana do dia 14 de Fevereiro 2022

Atualizado: 18 de fev. de 2022

Plantas medicinais têm benefício comprovado, mas devem ser consumidas só com orientação profissional, reforça Emater


O uso de plantas medicinais, uma tradição presente na história dos povos da Amazônia, conta com uma legislação embasada em pesquisas científicas, a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituída pelo Ministério da Saúde (MS) e órgãos que trabalham de modo integrado a fim de resgatar, valorizar e confirmar a pertinência e a segurança desses “remédios naturais”.

No Pará, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) acompanha mais de 50 mil famílias em todos os 144 municípios, com ênfase nas regiões do Marajó e Oeste, a partir de cultivos domésticos ou comerciais que correspondem às atuais 540 espécies cadastradas no estado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



ree

I Congresso Panamericano de Plantas Medicinais e Saúde Integrativa


O I Congresso Panamericano de Plantas Medicinais e Saúde Integrativa: Interseção com as Medicinas Tradicionais e Complementares é uma realização do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e co-organizado pelas seguintes instituições: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (SEDECTI-AM); Organização Panamericana de Saúde (OPAS); Rede das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas das Américas (Rede MTCI Américas); Sociedade Latinoamericana de Fitomedicina (SLF); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); The Academy of Integrative Health & Medicine (AIHM); Ministério da Saúde Brasil (MS); a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e, Programa de Pesquisa Aplicada à Medicina Popular no Caribe (TRAMIL). Os palestrantes do evento são provenientes de 25 países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Canada, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos da América, Escócia, Espanha, Equador, Guatemala, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Reino Unido, Suíça, Uruguai.


O congresso valorizará a maior floresta tropical do mundo, a bacia amazônica no coração das Américas.


Os quatro eixos que serão abordados em cada dia do Congresso são:

1. Conservação, Sustentabilidade e Saúde planetária;

2. Pesquisa e inovação tecnológica em plantas medicinais na Pan-América;

3. Plantas medicinais na Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa;

4. Plantas medicinais e Saúde Pública.


Inscreva-se agora mesmo, submeta seu trabalho científico ou seu relato de experiencia com plantas medicinais e garanta sua vaga! https://panplantasmedicinais.com.br/



ree


PICS na Pauta com Daniel Amado conversa com Milene Zanoni da Silva

Quinta-Feira (17/02/2022) às 20h Vamos conversar sobre Ensino das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS, Sobre a Terapia Comunitária Integrativa, Saúde Mental e muito mais. Venha conferir! Milene é mãe de 5 filhos, farmacêutica, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal do Paraná. É doutora em saúde coletiva, terapeuta comunitária e especialista em florescimento humano e felicidade. Também é Presidenta da Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa. Chefe do Ambulatório de Saúde Integrativa da UEPG. Membro da Comissão de Saúde Mental e Espiritualidade do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa. Não percam esse PICS na Pauta.

ree


Telessaúde - Goiás: CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA


Curso 100% via internet de 80 horas com certificação.


O curso propõe apresentar, ampliar e atualizar os conhecimentos em plantas medicinais e fitoterápicos, fundamentando o seu uso seguro e motivando os profissionais a atuar nos diversos setores que envolvam a aplicação e o estudo de plantas medicinais e fitoterápicos; propõe, também, apoiar a implementação das plantas medicinais e da Fitoterapia, visando o fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde, das ações e dos serviços de Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção à Saúde, promovendo o acesso e ampliando as possibilidades de cuidado.

Maiores informações: https://tele.medicina.ufg.br/Cursos



ree



UESB: Projeto Vida Ativa promoverá Rodas de Terapia Comunitária Integrativa em formato remoto


Com o objetivo de promover integração e bem estar individual e coletivo, a Coordenação de Cultura da Uesb, campus Vitória da Conquista, em parceria com o Projeto Vida Ativa e o Movimento Integrativo de Saúde Mental e Comunitária (MISMEC-VDC), realizarão Rodas de Terapia Comunitária Integrativa On-line. Os encontros acontecerão quinzenalmente, a partir do dia 16 de fevereiro e irão até o dia 22 de junho. As atividades acontecerão de forma remota, por meio da plataforma Zoom, sempre às 19 horas.

A Terapia Comunitária Integrativa é uma abordagem terapêutica que funciona como fomentadora de cidadania, de redes sociais solidárias e da identidade cultural. Além disso, é um espaço de acolhimento que proporciona a fala e expressão dos sentimentos e das situações de crises, amparados pelo próprio grupo, que também se identifica com os temas abordados.

A atividade é aberta ao público, os links dos encontros estarão disponíveis nas páginas do Instagram da Coordenação de Cultura/VCA e do Mismec. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: ccultura@uesb.edu.br.



ree

Paraíba: Sessões de yoga, acupuntura e danças circulares integram atividades de prevenção e cuidados com a saúde mental


O isolamento social na pandemia provocou um aumento na procura pelos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do Município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a depressão, o estresse e a ansiedade lideraram os diagnósticos em 2021. Além dos serviços de urgência psiquiátrica, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza atendimentos para a prevenção e cuidados com a saúde mental por meio, das práticas integrativas.

Para pessoas em situação de estresse, depressão, ansiedade e outros distúrbios, os Centros de Práticas Integrativas da Prefeitura de João Pessoa, que atuam como apoio no tratamento da saúde mental, disponibilizam para a população atividades como yoga, acupuntura, danças circulares, entre outras.




ree

Prefeitura de Goiânia inaugura espaço terapêutico e de bem-estar do servidor


Para reforçar as ações de atenção e cuidado com a saúde dos servidores municipais, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, inaugurou, nesta segunda-feira (14/02), o primeiro espaço terapêutico e de bem-estar do servidor. Sugerido pela primeira-dama Thelma Cruz, que é terapeuta, o local oferecerá atendimentos de acupuntura, auriculoterapia ventosaterapia, massagem terapêutica, florais e moxaterapia.


“Sabemos o quanto o dia a dia de nosso servidor é estressante e isso pode acarretar doenças. Nesse espaço, vamos trabalhar a prevenção desses males, promovendo o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual”, afirmou o prefeito. “É mais uma forma de cuidar das pessoas, de cuidar de nossos servidores que tanto trabalham pelo desenvolvimento da capital”, ressaltou.


ree

Psicólogos de Itajaí recebem treinamento sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde


Os psicólogos que atuam na Atenção Primária de Itajaí receberam, nesta segunda-feira (14), um treinamento sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O encontro, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo ampliar o conhecimento dos servidores sobre as terapias oferecidas no município e orientar sobre o fluxo de encaminhamento de pacientes para o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) de Itajaí.

Organizada pela psicóloga Tatiane N. Budni Rigonatti, a reunião contou com apresentação das práticas oferecidas no CEPICS e o formato de encaminhamento dos pacientes para estes tratamentos alternativos. O terapeuta, nutricionista e gerente do CEPICS, Cristiano Klaus Fischer, também participou do encontro para esclarecer dúvidas dos profissionais e relatar os benefícios das práticas para a população. Além de conhecer mais sobre as 13 PICS oferecidas no Município de Itajaí (acupuntura, homeopatia, ventosaterapia, auriculoterapia, terapia comunitária integrativa, yogaterapia, reiki, aromaterapia, cromoterapia, fitoterapia, reflexologia, quick massagem e do-in), os psicólogos tiveram a oportunidade de sugerir a implantação de novas terapias que podem auxiliar o trabalho já existente.



ree

Práticas terapêuticas são oferecidas pela Prefeitura de BC na Praia Central

Na Praia Central, além de aproveitar a nova faixa de areia alargada, moradores e turistas também podem participar das práticas terapêuticas oferecidas pela Prefeitura de Balneário Camboriú. Neste sábado (12), na tenda da Secretaria de Saúde, no Centro de Comando Operacional (CCO), voluntários do Instituto Sétima Onda fizeram 27 sessões de terapia reiki – que consiste na técnica de imposição das mãos sobre o paciente para canalizar energias e aliviar dores.

Também foram realizados 15 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além de orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e distribuição de materiais informativos e preservativos. A ação, que faz parte do Plano Verão BC 2022, busca incentivar os moradores e os turistas a cuidarem da própria saúde.



ree


Cpic realiza oficina gratuita de Arteterapia no Dia internacional da Mulher em Pindamonhangaba


O Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Cpic) da Prefeitura de Pindamonhangaba promoverá uma aula de arteterapia em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O evento será a partir das 9 horas no Cpic.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3642-2420 até o dia 28 de fevereiro, as vagas são limitadas.

O Cpic fica localizado na na Rua José Luiz Cembranelli, nº 1.005, Parque das Nações. O uso de máscara é obrigatório.



Prefeitura municipal de Bagé: Centro do idoso oferece atividades para pessoas com 60 anos ou mais


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), informa que estão abertas as inscrições para atividades no Centro do Idoso. As inscrições têm início nesta segunda-feira (14) e se estendem até o dia 24, e são realizadas das 8h às 14h, no Centro do Idoso (rua Marcílio Dias, 800). As atividades são oferecidas para pessoas a partir dos 60 anos e incluem desde alfabetização, técnicas de artesanato até atividades físicas. As aulas terão início no dia 07 de março. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo contato (53) 3247-5741.

Confira as atividades ofertadas: – Alongamento – Ginástica com Bola – Oficina da Memória – Ginástica funcional – Alfabetização – Reiki – Bonecas de Pano – Feltro – Patch Aplique – Pintura em Tecido – Tai-Chi-Chuan – Inglês – Xadrez

Para realizar a inscrição é necessário apresentar os seguintes documentos: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação, contato de telefone (pessoal e emergência) e atestado médico (para atividade física).



ree


Anvisa reforça riscos do uso de produtos "naturais" irregulares


A Anvisa reforça a gravidade do uso de produtos naturais irregulares. Todo produto natural a ser comercializado em cápsulas no Brasil precisa ter sua composição previamente avaliada, para que os riscos relacionados ao seu uso sejam conhecidos e evitados.



Grupos de musicoterapia promovem cuidado e qualidade de vida para pacientes de Garanhuns Prefeitura de Garanhuns - PE


Atividades beneficiam diretamente mais de 60 pessoas nos dois Centros de Atenção Psicossocial do município


o próximo domingo (20), é vivenciado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo; data que remete a criação de políticas públicas de prevenção que possam reduzir o consumo abusivo de substâncias e as suas consequências. Assim, considerando a necessidade de ampliar as linhas de atuação e as formas de cuidado, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio da Coordenação de Saúde Mental, garantiu a criação de grupos de musicoterapia nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) do município.

A implantação desta modalidade terapêutica nos Caps’s é inédita em território estadual, e tem proporcionado diversos benefícios para os pacientes acompanhados dentro da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Atualmente, a musicoterapia também está listada entre as Práticas Integrativas e Complementares oferecidas gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


ree



Praça na Passagem, em Cabo Frio, terá oficina de Danças Circulares


Na próxima segunda-feira (21), às 15h, a Praça Gentil Gomes de Farias, na Passagem, receberá a oficina de “Danças Circulares”, ministrada pela psicopedagoga e arteterapeuta Elvi Vasconcellos. O evento faz parte do cronograma de atividades culturais da Prefeitura de Cabo Frio, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento será gratuito e direcionado a todas as idades.

As Danças Circulares fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares para o Sistema de Saúde (PICSS), criada pelo governo federal, via Ministério da Saúde, em março de 2018. De acordo com Elvi Vascellos, trata-se de um conjunto de atividades terapêuticas que visam o alongamento, a interação com o outro e o fortalecimento muscular através da dança de roda.

“É um resgate das danças folclóricas e das cirandas. Não precisa saber dançar ou ter experiência em dança. Nosso encontro será uma roda com algumas danças dos povos, cirandas e marchinhas de carnaval. O grupo reunido em círculo segue uma coreografia e todos os componentes, conectados entre si, reúnem energias em busca da harmonia e da consciência do todo. O focalizador, que é quem conduz a dinâmica, é um profissional da área de saúde ou educação com formação específica para desenvolver este trabalho”, explica Elvi Vasconcellos.



ree

Comments


bottom of page