Notícias das PICS no SUS - Semana do dia 31 de Janeiro 2022
- Daniel Amado
- 4 de fev. de 2022
- 7 min de leitura
Atualizado: 9 de fev. de 2022
Itajaí oferta aulas de Yogaterapia gratuitamente para a população
O Município de Itajaí, por meio do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), inicia o ano com a oferta de uma nova prática integrativa e complementar em saúde: a Yogaterapia. As aulas são semanais e abertas a toda população, sem limite de idade, gênero ou limitação física. Ao todo, são disponibilizadas sete turmas no período da manhã.
A prática atende às necessidades de cada indivíduo e leva em conta a causa da procura. Os encontros de Yogaterapia são adequados e direcionados para avaliar e realizar tratamento complementar por meio de escuta qualificada, questionamentos e observações, com a finalidade de garantir mais qualidade de vida aos praticantes.
A Yoga é uma prática milenar de origem indiana, que promove o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, além de trabalhar o cuidado integral à saúde. A terapia envolve exercícios respiratórios, posturas psicofísicas, alongamentos, técnicas de meditação e relaxamento. A atividade também ajuda a lidar com o estresse e ansiedade.
Inscrições abertas para o Projeto Kundalini Yoga
O projeto de extensão Kundalini Yoga: Estilo de Vida e Saúde Mental, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, está com inscrições abertas para novas turmas. São disponibilizadas 80 vagas, sendo 40 para Turma 1 (EEFFTO) e 40 para a Turma 2 na Faculdade de Medicina da UFMG. As aulas terão início no dia 3 de fevereiro e ocorrerão em formato remoto, por meio da plataforma Zoom.
Congresso Internacional de Fitoterapia é tema da revista Fitos
A Revista Fitos acaba de lançar um novo número temático. Editado pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) de Farmanguinhos, o número contempla artigos originários do 1º Congresso Internacional online de Fitoterapia (INTERPHYTO), organizado pelo Instituto do Saber Ativo (ISA) em março de 2021.
Com o tema Inovação, Sustentabilidade e Difusão do conhecimento tradicional e científico, o evento teve duração de 60 horas e reuniu 1000 participantes e 45 palestrantes de 10 países, possibilitando agregar as riquezas nutricionais, medicinais e cosméticas das plantas medicinais, como principal fonte da biodiversidade para o fomento da bioeconomia no planeta.
Acesse o site de Farmanguinhos e conheça, por meio dos artigos que compõem a publicação, as temáticas apresentadas e discutidas no congresso.
UEPG prepara atividades para acolher alunos no retorno presencial, na próxima segunda
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prae-UEPG) preparou atividades de integração e acolhida aos acadêmicos para a próxima segunda-feira (07), data que marca o retorno das aulas práticas presenciais. O evento acontecerá nos Campus Uvaranas e Campus Central, em horários separados entre manhã e tarde. Alunos, professores e coordenadores de curso podem participar das dinâmicas.
Para proporcionar um espaço interativo e acolhedor, a Prae apresentará um mural, onde estudantes poderão deixar mensagens sobre como estão se sentindo sobre o retorno. Serão fornecidos canetinhas e post-its nos locais. A atividade também conta com a parceria do Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI) da UEPG.
No Campus Central, o evento acontece das 10h às 11h, com dança circular com as professoras Danilla Corazza e Milene Zanoni. O Campus Uvaranas receberá a atividade durante a tarde, das 13h às 14, com dança circular (Danilla Corazza) e roda de terapia comunitária integrativa (Milene e Tereza Lopes).
“Projeto Viver Bem” voltado para pessoas com sobrepeso e obesas está com inscrições abertas
São oferecidas atividades físicas em vários horários de segunda a sexta-feira e duas atividades extras, uma de superação e outra de relaxamento. Além disso, também é ofertada práticas integrativas como a auriculoterapia
Estão abertas as inscrições para o “Projeto Viver Bem” da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Três Lagoas voltado para o tratamento de pessoas com obesidade ou sobrepeso, no intuito de prevenir doenças e levar qualidade de vida aos três-lagoenses.
Sediado na Academia de Saúde, localizada no bairro Maristela, o projeto este ano será ampliado e passará atender também adultos acima de 18 anos que estão em sobrepeso. Anteriormente, o atendimento era exclusivo para pessoas com obesidade.
No projeto, o paciente recebe acompanhamento multiprofissional da área da saúde, com médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e educador físico.
São oferecidas atividades físicas em vários horários de segunda a sexta-feira e duas atividades extras, uma de superação e outra de relaxamento. Além disso, também é ofertada práticas integrativas como a auriculoterapia.
O programa, que é totalmente gratuito, tem duração de 60 dias, e é dividido em três turmas, que recebem o acompanhamento completo durante este período.
Professores de Centro de Educação Infantil do bairro São Vicente participam de aula de Yoga
Cerca de 50 professores e agentes em atividades de educação do Centro de Educação Infantil (CEI) João Victorino, do bairro São Vicente, tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (04). Com toalhas, tapetes e roupas confortáveis, os profissionais se reuniram no pátio da unidade durante uma hora e participaram de uma prática de Yogaterapia, voltada para o início do ano letivo.
A aula foi ministrada pela instrutora Karine Nunes Tietjen, que trabalhou com os docentes reflexões sobre o posicionamento ético perante os desafios cotidianos. Também foram abordadas técnicas respiratórias que visam acalmar a mente, além de alongamento e relaxamento corporal.
PICS na Pauta com Daniel Amado conversou nesta quinta (03/02/2022) com Maria Angelina Pereira
Conversamos sobre Biodanza, sua história, inserção no SUS, seu potencial terapêutico e de autoconhecimento. Venha conferir!
Angelina é Assistente Social com especialização em Administração Hospitalar, Gerontologia social e Teorias e Técnicas em cuidados Integrativos pela UNIFESP.
Ela é Diretora da Escola Paulista de Biodanza desde 1990 , Conselheira Administrativa ( Presidente) da Associação de Escolas Biodanza Brasil, membro do Conselho Provisório da International Biodanza Federation. E também, membro fundadora da REDE PICS SP.
Ela implantou Biodança/Biodanza nos treinamentos de Unidades Básicas de Saúde, DST-AIDS, Pronto Socorros , Hospitais Municipais de São Paulo, com foco na sensibilização e humanização do SUS e no cuidado com os cuidadores. Desde década de 1980. Não percam esse PICS na Pauta.
Secretaria de Saúde oferece auriculoterapia e testes rápidos nas areias da Praia Central neste sábado
Neste sábado (05) a partir das 8h, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú terá diversas ações na tenda do Centro de Comando Operacional (CCO) nas areias da Praia Central, próximo à Praça Almirante Tamandaré. As equipes irão orientar a população sobre postura e cuidados com o corpo, distribuir um material informativo sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e preservativos femininos e masculinos, e realizar testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.
Das 8h às 14h, equipes da saúde estarão fazendo auriculoterapia – que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos – e também vão orientar sobre os cuidados com o corpo e postura. Das 8h às 17h, profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estarão presentes para fazer os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.
UFPI oferece Disciplina Inédita de Fitoterapia para Graduação
Quanto é eficaz o uso da fitoterapia? Quais os modelos médicos de uso dos fitoterápicos? Como é feita a prescrição de fitoterápicos? Foi pensando em responder essas e outras questões que o departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), oferece uma disciplina destinada à noções de Fitoterapia para alunos de graduação de Medicina.
A primeira edição desta disciplina será oferecida agora, no primeiro semestre letivo, de forma remota, às segundas-feiras, das 17 às 19 horas. Pretende iniciar uma aproximação entre academia e uso das plantas medicinais, por meio de reflexões sobre a história da fitoterapia, levando em consideração a história das políticas de saúde no Brasil voltada para esta área do conhecimento.
Esta é a primeira vez que uma disciplina de noções de Fitoterapia é oferecida em uma universidade brasileira, com foco no aluno de graduação de Medicina. Normalmente ocorrem em cursos de capacitação ou especialização.
Ex-coordenadora do núcleo estruturante da mudança curricular, a docente do Curso de Medicina, Ione Maria Ribeiro já havia aceitado a inserção da disciplina na grade curricular. Ela conta que a fitoterapia é um recurso de prevenção e tratamento de doenças usando plantas, parte de plantas. “A fitoterapia era considerada medicina popular e alternativa, mas hoje tem sido cada vez mais reconhecida nos meios médicos e científicos, sobretudo devido a produtos com ações terapêuticas comprovadas cientificamente. Na última reformulação do projeto pedagógico do curso de medicina da UFPI foi discutido no núcleo docente estruturante, a necessidade da incorporação dessa disciplina no conteúdo do curso agregando conhecimento na formação médica dos nossos egressos”, disse.
Pesquisa da Uesb descobre alternativa sustentável no controle de doenças em caprinos
Benefícios do Fitoterapia – De acordo com a cientista, essa necessidade de frequente utilização de remédios antiparasitários é um dos principais desafios para a criação dos caprinos, uma vez que essa prática de utilizar remédios tradicionais implica, também, em uma perda econômica, já que “diminui a produtividade do animal e eleva os custos com tratamento não efetivos”, aponta.
Diante desse cenário, pesquisas com produtos fitoterápicos vêm ganhando espaço. A produção de extrato retirados das vegetações têm se mostrado uma alternativa viável na criação de caprinos, sendo considerada como uma inovação ao contribuir com a diminuição dos tratamentos tradicionais por meio da inserção de produtos sustentáveis e seguros.
Como resultado, a pesquisa revela que o extrato do barbatimão é seguro em caprinos e não apresenta toxicidade na sua utilização. Além disso, outros extratos estão sendo estudados e avaliados por pesquisadores parceiros, como da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O trabalho foi defendido em 2020, sob orientação dos professores Jurandir Ferreira e Gabriele Marisco, ambos da Uesb, e pode ser acessado no Banco de Teses do site do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.
Prefeitura abre inscrições para workshop de plantas medicinais
A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul está com inscrições gratuitas abertas para o 1º Workshop de Fitoterapia “Orientações sobre o uso correto e seguro das plantas medicinais”. O workshop ocorre de 14 a 28 de fevereiro às segundas, quartas e sextas-feiras com o mesmo tema, para que um maior número de pessoas possa participar. São disponibilizadas dez vagas por dia. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail fitoterapia@jaraguadosul.sc.gov.br com nome completo, telefone para contato e o dia escolhido. Também há possibilidade de inscrição pelo telefone 3307-5864.
Comentários