Notícias das PICS no SUS - semana 27 setembro
- Daniel Amado

- 30 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de out. de 2021
1- CNS realiza o 1º Seminário Nacional sobre as PICS no SUS
Na tarde desta quarta (29/9), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) iniciou os trabalhos do 1º Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento realizado no formato online segue a programação nesta quinta (30/9) e pode ser acompanhado a partir das 16h, no canal do CNS no YouTube. A nutricionista Zaíra Tronco Salerno, representando a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) na Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do CNS moderou a mesa diretora do seminário.

2- Projeto de PICS Ao Alcance de Todos vem transformando vidas em Rio das Ostras
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) atuam no cuidado integral do indivíduo, incluindo a prevenção de doenças e recuperação da saúde. Uma dessas práticas é a homeopatia, serviço que a Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras já oferece há alguns anos.
Este ano, o Município implantou o Projeto “PICS ao Alcance de Todos”, que oferece essa e outras Práticas pelo SUS, de modo on-line, e vem fazendo a diferença na Saúde e qualidade de vida dos moradores atendidos.
3- Aromaterapia: sistema terapêutico reconhecido pelas Ciências da Saúde
A etimologia da palavra remete ao tratamento pelo aroma e sua história, às antigas civilizações, como a indiana, a chinesa, a egípcia, a grega e a romana. Apesar de milenar, a aromaterapia desponta para o mundo no século 20, sendo reconhecida pelas ciências da saúde como um sistema terapêutico bastante eficaz. A prática terapêutica, como a conhecemos hoje, remonta aos anos 1928, quando o químico francês René Maurice Gattefossé, em uma experiência pessoal, observou o poder curativo do óleo de lavanda em uma queimadura, cunhando o termo aromathérapie. Hoje, ela é adotada por vários países, a exemplo do Reino Unido, França, Itália, Espanha, Austrália, EUA e, também, Brasil. Vale destacar que a prática foi inserida, em 2018, no rol dos recursos integrativos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS), que este ano completou 15 anos.
4- Projeto de musicoterapia é realizado no Hospital Municipal de São Vicente
Na manhã de ontem (24), o Hospital Municipal de São Vicente (HMSV) deu início ao projeto de musicoterapia, técnica que utiliza a música como uma aliada no tratamento de pacientes internados.
5- Moradores de Residências Terapêuticas participam de ações de lazer e atividades integrativas na Lagoa da Jansen
A programação contou com atividades física, trabalhos manuais com cestas, quadros e pinturas, bem como a exposição dos trabalhos produzidos. Também foi ofertado um espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) com sessões de Auriculoterapia.
6- Academia da Saúde promove nova aula em São José do Triunfo
O 2ª aulão da Academia da Saúde foi realizado em São José do Triunfo. O encontro reuniu cerca de 60 pessoas e teve como objetivo dar início às atividades de conscientização da da campanha do “Outubro Rosa”, mês em que são feitas ações sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do câncer colo de útero.
Foi realizada uma palestra com apoio do Setor de Atenção Primária de Linhas e Guias de Protocolos Clínicos da prefeitura de Viçosa, através da coordenadora, Mariátila Gomes e das agentes de Saúde do distrito de São José do Triunfo.
Além disso, o evento contou com a participação especial do professor Valdeli Augusto Evangelista, que ministrou uma aula de Tai Chi, uma prática integrativa complementar à medicina tradicional para ajudar na prevenção, tratamento e recuperação de uma série de doenças.
7 - Enfermeiras obstétricas do Hospital Municipal ensinam a técnica Shantala para mães de bebês em Santarém
Com o objetivo de humanizar o atendimento para mamães e bebês na obstetrícia do Hospital Municipal Dr. Alberto Portela (HMS), em Santarém, oeste do Pará, a equipe de enfermagem realizou na quarta-feira (29) uma palestra e demonstração das técnicas de relaxamento como Shantala, massagem derivada da técnica Ayurvédica, com vários benefícios já bem documentados pela literatura científica.














Comentários