Notícias sobre as PICS no SUS - semana 20 de Setembro/21
- Daniel Amado

- 23 de set. de 2021
- 3 min de leitura
1- Saúde Mental retoma aulas de meditação na Beira-Rio – Casimiro de Abreu
A equipe do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), do Espaço Mente Saudável de Barra de São João, retomou as aulas de meditação guiada na Beira-Rio, todas as quintas-feiras, ao lado do Museu Casa de Casimiro de Abreu, a partir das 9h.
2- Foz oferta terapias integrativas e complementares de Saúde para servidores
O aroma suave e aconchegante que vem da sala onde a naturóloga, Katryne da Silva, faz os atendimentos em medicina integrativa, cria uma atmosfera de bem-estar e funciona como um cartão de visita para a introdução das terapias complementares entre servidores da prefeitura.
É neste espaço cheio de toques de fragrância, situado na sede da Diretoria de Saúde Ocupacional, que o Município, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria de Saúde Ocupacional, implanta uma programação em práticas de saúde complementares dedicadas aos servidores.
3- UBSs oferecem programação especial com terapias complementares em Sorocaba
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba (SP) realizam, a partir desta quarta-feira (22), a Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. A programação prevê atividades até o dia 30 de setembro.
4- Projeto oferece massagem para bebês
Uma iniciativa instituída na Unidade Básica de Saúde (UBS) Py Crespo vem demonstrando que a massagem não é uma prática exclusiva para adultos. É isso que evidencia o Projeto Shantala, desenvolvido pelo curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em parceria com médicos da Residência Médica de Família e Comunidade e equipe assistencial da UBS, que realiza a massagem em bebês como parte de práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).
5- Estado do Pará lança primeiro curso gratuito de pós-graduação em Musicoterapia do Norte do Brasil
O Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), lançou na tarde desta terça-feira (21), em Belém, o primeiro curso de pós-graduação Lato Sensu de Musicoterapia, em instituição pública, da região Norte, para formação de profissionais que poderão atuar nas áreas de saúde, educação e assistência social. O lançamento foi feito pelo governador Helder Barbalho na Sala Ettore Bósio, na sede da Fundação Carlos Gomes, referência no ensino de música no Pará.
O curso oferece 50 vagas para a primeira turma, que iniciará as aulas no próximo dia 25 de setembro. A parceria entre FCG e Coordenadoria de Políticas para o Autismo do Estado do Pará determinou a criação do curso na área pública, o que concede à Fundação Carlos Gomes o pioneirismo na capacitação de profissionais que atuarão na área, e ao Pará a referência em políticas públicas para inclusão por meio da música.
6 - 1º Seminário Nacional sobre a Práticas Integrativas no SUS do CNS
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar entre os dias 29 e 30 de setembro, a primeira edição do Seminário Nacional sobre a importância das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). No dia 29, o evento acontecerá das 15 às 20:30h. Já no dia 30, será das 16 às 20:30h.
O evento será transmitido pelo youtube do CNS e terá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O seminário é aberto a todos os interessados.
O objetivo do evento é sensibilizar os diversos sujeitos sociais sobre a importância das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).














Comentários