top of page

PICS no SUS Semana 01 novembro

1- Webinar Contribuições de Medicamentos Tradicionais, Complementares e Integrativos-MTCI no cuidado à saúde mental e bem-estar


ree


2- Osteopatia neonatal: atendimento preventivo no Huop ajuda na amamentação


Amamentação é muitas vezes um desafio para as mães, e pensando nisso, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), começou a atuar de forma preventiva com a osteopatia neonatal na maternidade. O objetivo é identificar possíveis alterações de mobilidade que possam causar essa dificuldade. “Boa parte dos bebês que possuem dificuldade na amamentação apresentam alterações de mobilidade, e isso influencia no desconforto da criança e da mãe”, afirma o fisioterapeuta, José Vilagra.


ree

3- Termalismo: Conheça a cidade em MG que faz tratamento, pelo SUS, com banhos


Tratamento de dores musculares, doenças respiratórias, diabates e até doenças mentais (como ansiedade e depressão) através de banhos, sauna e gargarejos. Esse é o resumo do termalismo - também conhecido como crenoterapia -, com origem nos romanos, ainda antes de Cristo, e que agora é oferecido de graça pelo SUS em Minas Gerais. Interessante, né?! Saiba mais aqui!



ree


4- UEPG lança ambulatório de saúde para promover o bem-estar integral

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) implementou uma novidade: o Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI-UEPG). O espaço promove o autocuidado e o bem-estar integral com atendimentos psicológicos, rodas de terapia comunitária integrativa e outras complementares, como acupuntura, auriculoterapia e florais. Ele será aberto para a comunidade, servidores, docentes e alunos.



5- Professora leva meditação para dentro da sala de aula


Alunos da Escola Estadual Rosa Torres de Miranda, no Bairro Jardim Atlântico, região continental de Florianópolis, estão usando a meditação para combater a ansiedade e manter a disciplina na rotina de estudos. O projeto começou em uma turma, mas deu tão certo que tem mais estudantes querendo participar.


ree


6- Sede da FMS promove ação alusiva à saúde de homem e da mulher


A Gerência de Atenção Especializada (GAE) realizou hoje, 04, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) ação alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, com objetivo de lembrar da importância da prevenção em saúde de homens e mulheres.

Na ocasião foram disponibilizadas terapias alternativas para que os colaboradores da sede da FMS pudessem ter um momento de relaxamento de descontração. “Oferecemos auriculoterapia, terapia do chá, reflexologia podal, ventosaterapia, reiki e aromaterapia”, explica Laurimary Caminha, diretora de Atenção Básica da FMS.

Terapias alternativas é o termo utilizado quando nos referimos a práticas terapêuticas complementares aos tratamentos de saúde tradicionais. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece aos pacientes da rede pública 10 novas terapias alternativas como florais, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar e cromoterapia. “As chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão”, diz Nádia Spíndola, gerente de Ações Estratégicas da FMS.



ree

8- Pelotas recebe curso de auriculoterapia do Ministério da Saúde


Setenta pessoas de diversas cidades da região participam, na quinta-feira (4), em Pelotas, do curso de Formação em Auriculoterapia para Profissionais de Saúde da Atenção Básica. O evento é oferecido pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Prefeitura de Pelotas como sede em nível regional. Mais de 30 profissionais da rede pública de saúde do Município estão participando, entre trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde e universidades.




9- Equilíbrio do Ser retoma atividades presenciais e oferece terapias que estimulam recuperação da saúde.


O Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser, administrado pela Prefeitura de João Pessoa e que funciona no bairro dos Bancários, retomou as atividades presenciais para seus usuários. Para tanto, está tomando todos os cuidados sanitários necessários para a prevenção da saúde dos alunos e seus profissionais, como a higienização frequente dos ambientes, distanciamento adequado e utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI).



Comentários


bottom of page