Uma caminhada na Gestão das PICS
- Daniel Amado

- 28 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Eu sou Daniel Amado, sou usuário das PICS desde que nasci, tive a oportunidade de meus país se utilizarem de várias PICS. Essa aproximação, e o fato de eu ter praticado artes marciais chineses, me levaram as Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa, o que me levou a buscar a formação em educação física, pois queria atuar com saúde.
Na universidade, eu já trazia para os debates, a perspectiva de uma outra forma de ver o sujeito, e atuar com o corpo, não me conformava com a limitação de nossa base biomédica da saúde, nem com as limitação de nossos estudos remontando as sociedades gregas e romanas, como se não houvessem nada antes, ou em outras populações do mundo.
Ainda na UFPB, tive a oportunidade de participar de atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas (NEPHF), e dar aulas de Tai Chi Chuan para os servidores, estudantes e docentes da UFPB.
Em 2008, participo da seleção de profissionais para atuar nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF, para atuar como educador físico, e atuar com PICS. Aos poucos fomos montando um grupo gestão das PICS no município de João Pessoa, o que levou a criação da Coordenação Municipal de PICS em 2010.
Em 2011 fui convidado para atuar no Ministério da Saúde, onde atuei na Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC por 10 anos.

Quer conhecer mais sobre as PICS? Acompanhe o Canal do Youtube:








Comentários